Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

BR 158 - PRF divulga o resultado da Operação Tiradentes

PRF - 23 de abril de 2007 - 11:00

A 9ª Delegacia da PRF, em Paranaíba-MS, observou os seguinte resultados durante a Operação Tiradentes, que foi desenvolvida no período compreendido entre zero hora de sexta-feira (20/04) até a meia-noite de domingo (22/04): 550 veículos fiscalizados; 43 autos de infração lavrados; 11 veículos retidos; 02 CNHs recolhidas; 01 auxílio prestado a usuário da rodovia; 01 pessoa presa por dirigir embriagada.

Durante o final de semana ocorreram 05 acidentes, sendo: 04 sem vítimas e 01 com vítima, envolveram-se 10 veículos e 14 pessoas (12 pessoas ilesas, 01 pessoa com ferimentos graves e 01 pessoa morta).

Geralmente nos períodos de feriados e finais de semana prolongados, devido ao aumento no fluxo de veículos, ocorrem acidentes causados principalmente por falta de atenção do condutor, velocidade incompatível, desobediência à sinalização, ingestão de bebidas alcoólicas, ultrapassagem indevida e sonolência no volante.

A PRF volta a fazer um alerta aos usuários da rodovia BR-158 (em manutenção), no trecho compreendido entre os municípios de Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Selvíria, a respeito do uso do pisca-alerta. As luzes do veículo, como faróis, sinaleiras e luz de placa, em muito contribuem para que a circulação ocorra de forma segura, ajudando o motorista a ter uma melhor visibilidade da pista, ou indicando alguma situação anormal, e servindo ainda para revelar a própria presença do veículo aos demais usuários da via.

Desta forma o Código de Trânsito Brasileiro estabelece o dever dos condutores quanto ao uso das luzes intermitetes do veículo, utilizadas como advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência.

Assim, em situações excepcionais, como, por exemplo: a) casos em que o veículo não pode prosseguir devido algum defeito mecânico, tendo que ficar parado na via; b) o transporte de uma pessoa que está passando mal e necessitando chegar ao hospital com urgência; c) quando se deseja advertir outros condutores que há algum problema na via, como um acidente ou bloqueio parcial por defeito na pista; d) nas interrupções das vias em obras, onde há controle de tráfego e os condutores devem dirigir numa velocidade reduzida ou até mesmo permanecerem com o veículo imobilizado sobre a pista de rolamento. Em todos esses casos, o uso do pisca-alerta transmitirá aos demais usuários, a necessidade de se tomar precauções ao cruzar pelo veículo, ou indicará que se precisa de ajuda.

SIGA-NOS NO Google News