Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bovinos importados são monitorados

Agência Goiana de Comunicação - 13 de fevereiro de 2006 - 17:11

A Agrodefesa está monitorando todos os bovinos importados existentes em Goiás. O recadastramento começou na última sexta-feira e deve durar 30 dias. Os animais foram comprados há anos de países onde ainda não havia sido identificada a vaca louca mas que hoje são comprovadamente áreas de alto risco. Como o período de incubação chega a sete anos, a doença pode se manifestar agora. Por isto a Agrodefesa está fazendo o monitoramento.

A maioria dos animais acompanhados pelos técnicos da Agrodefesa tem mais de 10 anos. Eles estão em 15 propriedades situadas em 14 municípios goianos. Em Goiás há 60 bovinos vindos da França, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, considerados de alto risco. O monitoramento é feito todo mês. Os animais têm que ser acompanhados para que não sejam abatidos. Se infectados, eles não podem ser consumidos pelo ser humano. Desde setembro de 1993 está proibida a importação de animais das regiões de risco.

Segundo o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Willian Vilela, como estes animais são provenientes de áreas de risco, não podem ser comercializados sem autorização prévia da Agrodefesa. O Ministério da Agricultura dispõe de verba para indenizar o produtor caso ele faça a opção de sacrificar os animais. Os interessados devem entrar em contato com a unidade local da Agrodefesa.

SIGA-NOS NO Google News