Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Botafogo e Resende decidem primeiro turno do Carioca

Gazeta Press - 01 de março de 2009 - 11:28

A Taça Guanabara chega ao fim neste domingo com duas surpresas em busca do título do primeiro turno do Campeonato Carioca. Totalmente reformulado em relação à última temporada, o Botafogo entra em campo com um ligeiro favoritismo diante do azarão Resende, em duelo marcado para as 16 horas (de Brasília) no Maracanã.

Mais do que a taça, uma vitória neste domingo vale também uma tranquilidade temporária para o campeão da Guanabara: o vencedor da final estará automaticamente assegurado na final do Estadual, esperando o time que levantar o troféu da Taça Rio. Neste domingo, caso o empate persista ao fim de 90 minutos, o título será decidido nas cobranças de pênaltis.

O Glorioso, que se classificou para essa final tendo superado o Fluminense por 1 a 0 na Quarta-feira de Cinzas, já conquistou a Guanabara por quatro vezes. Já o Resende, zebra da competição, passeou no Maracanã no sábado eliminando o Flamengo com um triunfo por 3 a 1.

O técnico Ney Franco tem procurado trabalhar o aspecto psicológico de seus jogadores para evitar que o elenco se deixe levar por um clima de euforia exagerado. O treinador tem mostrado que a história do futebol é rica em equipes de menor expressão que surpreenderam em decisões e, por isso, quer o máximo de seriedade diante do Resende.

"Não podemos cair na armadilha de acreditar que a conquista do título é certa, pois se isso acontecer vamos acabar pagando muito caro", alertou Ney. "O Resende tem um time de qualidade, que marca muito forte e por isso está nesta decisão. Merece todo o nosso respeito, até porque no futebol tem sido comum ultimamente as equipes de menor expressão aprontarem em jogos decisivos. O que aconteceu com o Flamengo no sábado passado deve servir de alerta para todos nós", emendou.

Os jogadores do Botafogo entendem que o treinador está trabalhando no sentido correto, alertando principalmente os mais jovens do plantel sobre o risco da euforia exagerada. Contudo, os mais experientes do elenco sabem que não há como fugir do favoritismo no jogo deste domingo e por isso entendem que a melhor maneira de lidar com essa situação é focar no trabalho e na concentração.

"O Botafogo é um grande clube e por isso sempre vai ser favorito", destacou o atacante Reinaldo. "Mas confirmar esse favoritismo vai depender da nossa postura dentro de campo, pois o Resende não vai querer ceder o título com facilidade. Vamos precisar nos impor desde o primeiro minuto, jogando como time grande e sem dar chances ao nosso adversário", discursou.

Para a partida, o Botafogo vai continuar sem seu artilheiro: Víctor Simões ainda não se recuperou de um estiramento muscular na coxa esquerda e fica fora da final. Com isso, Reinaldo ganha novo companheiro no ataque: Lucas Silva, que entra na vaga do volante Léo Silva e deixa o time mais ofensivo.

Pelo lado do Resende, o técnico Antônio Carlos Roy tem se mostrado muito otimista quanto as chances de sua equipe sair de campo com a vitória. Para ele, o segredo é realizar novamente o que foi feito contra o Flamengo.

"Se conseguirmos encaixar a nossa marcação como fizemos na partida contra o Fla, acho que o Resende tem boas chances de sair do Maracanã com uma vitória no domingo", ensaiou Roy.

A equipe para a decisão está definida. O zagueiro Leandro, que foi expulso na vitória sobre o Flamengo, vai ter que cumprir suspensão e dará a sua vaga para outro veterano: Márcio Costa, que já defendeu Flamengo e Fluminense. Ele vai formar o trio defensivo com Naílton e Breno.

O volante Vinícius volta a ficar à disposição. No entanto, como o time foi bem contra o Flamengo, o meio-campista que cumpriu suspensão diante do Rubro-negro, deverá ficar no banco de reservas. Recuperado de lesão, o veterano atacante Viola é outra opção como suplente.

Márcio Costa, de 37 anos, dá a receita para a vitória. "Já conquistei títulos importantes e para mim esse tipo de jogo não tem mistério. Apenas com muita disciplina tática que vamos conseguir superar o Botafogo", ensinou o veterano.

MAIS DECISÃO: Na preliminar da final da Taça Guanabara, às 13h30 (de Brasília), Americano e Mesquita vão decidir o título da Taça Moisés de Andrade - torneio criado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e disputado pelos melhores colocados que não alcançaram a vaga nas semifinais.

O Cano se classificou ao empatar sem gols com o Macaé e vencer nos pênaltis. Já o Mesquita passou pela Cabofriense por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
RESENDE X BOTAFOGO

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de março de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: João Batista Arruda
Assistentes: Ediney Mascarenhas e Wagner dos Santos

RESENDE: Cléber, Márcio Costa, Naílton e Breno; Bruno Leite, Márcio Gomes, Fred, Marquinhos, Fabiano e Léo; Bruno Meneghel
Técnico: Antônio Carlos Roy

BOTAFOGO: Renan, Emerson, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Maicosuel e Thiaguinho; Lucas Silva e Reinaldo
Técnico: Ney Franco

SIGA-NOS NO Google News