Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bombeiros alertam sobre instalações elétricas natalinas

MS Notícias - 16 de dezembro de 2009 - 12:50

Com a chegada das festas de fim de ano muitas pessoas estão decorando suas residências ou lojas comerciais com artigos de decoração natalina. É quando a atenção e o cuidado devem ser redobrados para as instalações elétricas. O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população para que tomem alguns cuidados para evitar choques ou até mesmo incêndios que podem ser provocados por descuidos ou instalações mal feitas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o cuidado deve começar na hora de comprar a iluminação natalina. Nas embalagens da iluminação pisca-pisca deve haver informações de potência, voltagem e modo de uso. É preciso verificar o selo de qualidade que deve estar visível na embalagem com instruções escritas em Português. É bom certificar se o material comprado é testado e aprovado pelo Inmetro já que o curto-circuito pode provocar um incêndio.

É importante também verificar se na fiação do pisca-pisca há emendas, fios soltos ou lâmpadas queimadas nas conexões. Ao efetuar a ligação do pisca-pisca ou outro sistema de iluminação no interruptor não pode haver grande quantidade de eletrodomésticos plugados simultaneamente no benjamim (também chamado de T), extensões, entre outros.

Ao adquirir uma árvore artificial, procure a etiqueta "resistente ao fogo". Nunca utilize luzes elétricas numa árvore decorativa feita em metal, porque ela poderá ficar carregada com eletricidade por causa de luzes com defeito, o que pode levar a uma eletrocussão que é a exposição do corpo à uma dose letal de energia elétrica.

Decoração

Antes de usar luzes decorativas no exterior da residência é preciso ter a certeza de que elas estão certificadas para esse efeito. Ligue todas as peças elétricas de exterior a circuitos com fio terra para evitar descargas elétricas.

É importante também fazer uma revisão nos fios decorativos antes de colocá-los na árvore e verificar se todas as lâmpadas funcionam e se não há fios expostos ou ligações defeituosas. O Corpo de Bombeiros também pede para verificar se a iluminação utilizada na árvore de Natal, natural ou artificial foi fabricada segundo as normas de segurança adequadas.

A sugestão também é optar pelas luzes LED que são mais econômicas e adequadas ao meio ambiente. Se alguma lâmpada queimar é preciso substituir o mais rápido possível. Outra recomendação é para não colocar as lâmpadas das iluminações decorativas muito próximas de ornamentos delicados, principalmente aqueles confeccionados à base de papel. Se puder, não utilize esse tipo de decoração na árvore de Natal, reduzindo assim o risco de incêndio.

O Corpo de Bombeiros também orienta para apagar todas as lâmpadas ao dormir ou quando não tiver ninguém em casa. As lâmpadas podem gerar um curto-circuito e provocar um incêndio. Evite colocar as árvores próximas de materiais de fácil combustão como papel, madeira ou plástico ou de fonte de calor como lareiras, fogão, radiadores e aquecedores.

Use apenas materiais resistentes ao fogo para decorar uma árvore de Natal. A árvore não deve bloquear a janela ou porta que permita a livre circulação das pessoas.

Caso a árvore seja natural, corte um pouco do tronco para expor a madeira. Desta forma vai permitir melhor absorção da água e ajudará a evitar que ela seque e se converta num perigo de incêndio. Além disso, mantenha o depósito em que ela se encontra cheio de água, já que casas com aquecimento podem secar rapidamente.


Crianças

Em relação às velas decorativas, a dica é para nunca utilizar velas acesas numa árvore. Use sempre suportes para velas não inflamáveis colocando em locais onde não possam cair e longe das crianças. Quando houver crianças muito pequenas, o Corpo de Bombeiros orienta para ter cuidado redobrado e evitar decorações que sejam afiadas ou quebráveis. Mantenha decorações com partes pequenas e que possam ser retiradas, fora do alcance dos menores evitando também artigos natalinos que pareçam doces ou alimentos que podem ser levados à boca. A orientação vale também para a não utilização de produtos tóxicos.

Com os presentes é preciso ter cuidado com embalagens, papel, bolsas, cintas, laços e plásticos. Estes artigos podem constituir perigo de asfixia para uma criança pequena ou causar um incêndio se estiverem próximos à uma chama. Decorações mais frágeis não devem ser colocadas na árvore, ou seja, ao alcance de crianças e animais, pois o objeto pode se quebrar e se for de vidro, resina, cristal ou outro material cortante pode causar ferimentos.

SIGA-NOS NO Google News