Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bombeiro que ajudou salvar bebê engasgado reencontra a família.

Chapadensenews - 13 de abril de 2017 - 08:20

Postado no site Chapadensenews
Postado no site Chapadensenews

O personagem da vida real destacado nesta reportagem não lança teias de aranha do punho, tampouco tem o corpo de aço ou fica invisível diante de um perigo extremo. Sua única arma foi o telefone e o dominío de técnicas de salvamento. Com apenas um ano servindo no 7º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul o soldado Das Neves não tem nenhum super poder, mas tornou um super herói por ter prestado atenção nos cursos de qualificação aplicados por seus superiores. Graças à sua perspicácia, calma e técnica que a pequena Sofia de apenas um ano está viva. Há cerca de duas semanas a criança engasgou com uma folha de amoreira que impedia a passagem do ar. A mãe (Evângela Oliveira de Souza) ligou pedindo socorro e repassava as orientações ao pai (Weligton Silva de Souza), dando início ao salvamento mais espetacular deste ano no município.

FOLHA NA GARGANTA - Evângela Oliveira de Souza foi na creche buscar Sofia. No caminho o outro filho que a acompanhava pegou uma folha que a mãe acabou dando para a criança se distrair. Neste momento começaria o drama da família e o surgimento providencial do soldado Das Neves na vida delas. Ao chegar perto de casa –Travessa Bela Vista - Evângela percebeu que a criança não conseguia respirar e começou a correr em direção ao marido e ao telefone mais próximo para pedir socorro.

LUTA CONTRA O TEMPO - O som do ar tentando passar na garganta de forma forçada era assustador. A luta já era contra o tempo porque a menina começava a mudar de cor, babava e produzia pequenas gotículas de sangue na boca. Das Neves tomou o controle da situação - dramática naquele momento - e começou a passar as orientações de tamponagem à mãe que ia repassando ao pai até que a folha fosse expelida, normalizando a passagem do ar. Simultaneamente a guarnição que tinha se deslocado chagava para dar o suporte necessário.

TENSÃO - Orgulhoso da missão cumprida o soldado Das Neves limitou-se a informar que este é o trabalho do Corpo de Bombeiros em qualquer lugar do mundo. Destacou que a calma é o primeiro passo para o sucesso neste tipo de procedimento porque a tensão dos pais pode atrapalhar, o que não aconteceu nesta ocorrência. Segundo ele o casal prestou atenção nas instruções numa situação que servirá de exemplo para que outros - fatais – sejam evitados

MORTE - A criança que morreu engasgada com leite enquanto mamava em Chapadão do Sul em 2016 morava no bairro Esperança. Apesar da proximidade com o socorro não foi possível salvar a vida do bebê, numa situação parecida com a da Sofia. O Corpo de Bombeiros foi acionado tardiamente por uma vizinha. O rádio operador ainda chegou a dar as orientações básicas para o procedimento de tampotagem. Infelizmente já não era mais possível salvar a menina.

PROCEDIMENTOS - Se o bebê não consegue chorar nem tossir, as vias aéreas podem estar fechadas, e você vai precisar ajudá-lo a voltar a respirar. Ele pode estar fazendo ruídos estranhos ou abrindo a boca sem emitir nenhum som. A pele pode começar a ficar muito vermelha, azulada ou arroxeada.

Se estiver tossindo ou com ânsia de vômito, é boa notícia: as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Deixe seu filho tossir. Tossir é o método mais eficaz de desimpedir as vias aéreas. Não tente retirar o objeto com suas mãos, a menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança.

Caso o bebê não consiga se desengasgar, grite e peça ajuda a alguém para levá-los ao pronto-socorro, e comece a fazer as tentativas de desengasgo (ver abaixo). Se estiver sozinha em casa com o bebê, tente desengasgá-lo por dois minutos e então telefone para alguém para pedir ajuda.

Matéria de autoria do Chapadensenews

SIGA-NOS NO Google News