Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/11/2013 10:39

Bom senso ameaça paralisar o Brasileirão

Correio do Estado/ Band

O Bom Senso FC lançou, nesta quinta-feira, uma nota oficial anunciando um novo manifesto durante os jogos do Campeonato Brasileiro, no próximo final de semana. O movimento dos atletas por uma reforma estrutural no futebol do País ameaça uma paralisação no Brasileirão, caso suas reivindicações não sejam tratadas com respeito pela CBF.

No informe não há uma descrição de como será o novo protesto. Durante os dez jogos da 34ª rodada do Brasileirão, os jogadores dos 20 clubes praticaram o “não-futebol” no primeiro minuto. Na maioria das partidas os atletas permaneceram com os braços cruzados, e em duas delas a bola foi chutada de um lado para o outro sem qualquer competitividade.

O Bom Senso acredita que a CBF está tratando a questão com desdém e cobra da entidade uma posição mais efetiva quanto a “duas premissas fundamentais para que o produto futebol seja valorizado”: aumento do calendário para os times das divisões inferiores e a diminuição do número de jogos dos clubes da elite; e o arcelamento da dívida, Fair Play Financeiro (fiscal e trabalhista), que dará mais transparência e equilíbrio a gestão dos clubes.

Quanto à segunda medida, o movimento prevê que, em curto prazo, acontecerá uma adequação dos salários dos atletas e a diminuição das despesas dos clubes. Alguns clubes passarão por situação financeira delicada antes de pagar as dívidas, acarretando em menor competitividade dos times, e o Bom Senso acredita que “esse é o preço a ser pago”.

Ao final do comunicado, o movimento deixa claro que pode levar o protesto às últimas consequências, como a paralisação do Brasileirão.

“O Bom Senso F.C. busca o diálogo e espera uma posição oficial da CBF acerca desses assuntos para que evitemos chegar ao ponto de ter que parar o Campeonato Brasileiro para chamar a atenção da entidade.”

Confira a nota oficial do Bom Senso FC na íntegra:

Bom Senso FC prepara nova manifestação na rodada

O Bom Senso F.C. vem a público lamentar e demonstrar sua insatisfação, mais uma vez, com a maneira como os atletas, os torcedores e o futebol brasileiro têm sido deixados de lado pela CBF e demais entes envolvidos.

O movimento defende duas premissas fundamentais para que o produto futebol seja valorizado. São eles:

1 - Aumento do calendário para os times das divisões inferiores e a diminuição do número de jogos dos clubes da elite. Há diversos modelos de calendário em pauta e, independente do formato, acreditamos que qualquer equipe no país deve jogar no mínimo 36 jogos e no máximo 72 partidas, criando assim um ambiente mais justo e saudável para todo o futebol nacional.

2 - Parcelamento da dívida, Fair Play Financeiro (fiscal e trabalhista), que dará mais transparência e equilíbrio a gestão dos clubes. Temos a consciência de que um dos primeiros impactos desta medida deverá ser a adequação dos salários dos atletas e a diminuição das despesas dos clubes. O Bom Senso apoia isso, mesmo porque, em um segundo momento acredita-se no aumento das receitas dos clubes.

Tal compreensão se deve ao fato de que o risco de punição esportiva, caso o clube não apresente a CND (Certidão Negativa de Débito)no prazo estipulado, afetará o poder de compra dos times brasileiros. Alguns viverão momentos financeiros difíceis que resultarão em elencos menos competitivos caso o parcelamento seja devidamente respeitado. Desta forma, o torcedor, os técnicos, os atletas e os próprios gestores deverão entender que esse é o preço a ser pago para que se quite as dívidas com a sociedade e se reorganize o futebol brasileiro de forma saudável.

Para tanto, é fundamental que a CBF e/ou o Governo altere o frágil Fair Play proposto pela Comissão de Clubes e pela própria entidade para que (1) se defina um índice regressivo de prejuízo dos clubes para os próximos anos, (2) se altere a legislação para limitar o valor pago a título de Direito de Imagem ao atleta, (3) se defina uma agência ou uma auditoria independente que fiscalize mensalmente a comprovação do pagamento de todos os assalariados dos clubes e (4) que não só o clube, mas também o gestor deva ser punido caso não cumpra o pagamento dos salários em dia.

Só assim, de forma clara e transparente, é que esse mecanismo poderá funcionar. Caso contrário, voltaremos a falar desses mesmos problemas em breve.

O Bom Senso F.C. busca o diálogo e espera uma posição oficial da CBF acerca desses assuntos para que evitemos chegar ao ponto de ter que parar o Campeonato Brasileiro para chamar a atenção da entidade.

Não somos contra A ou B, somos apartidários e queremos reiterar que o nosso compromisso é com um futebol melhor para todos.

Por fim, gostaríamos de pedir, mais uma vez, o apoio do torcedor, dos clubes e da imprensa para a manifestação, pacífica e respeitosa, que ocorrerá sem prejudicar o andamento dos jogos da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Bom Senso Futebol Clube

Por um futebol melhor

para quem joga,

para quem torce,

para quem transmite,

para quem patrocina.

Por um futebol melhor para todos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)