Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bolsistas têm até amanhã para se cadastrar

Dourados News - 07 de julho de 2005 - 08:30


Os 41 mil estudantes que receberam bolsas parciais, no valor de 50%, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e que desejam obter o Financiamento Estudantil (Fies) devem se cadastrar até amanhã, dia 08 de julho, na instituição onde estudam. O documento de confirmação de matrícula servirá para o aluno bolsista procurar uma agência da Caixa Econômica Federal, até 22 de julho, e encaminhar o pedido de financiamento.

De acordo com o diretor do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior (Depem/MEC), Celso Carneiro Ribeiro, todos os alunos que conseguiram bolsa parcial do ProUni têm direito ao financiamento de 50% dos encargos educacionais efetivamente cobrados pela instituição de ensino superior, ou seja, 25% dos encargos educacionais totais. "Se o aluno recebeu uma bolsa parcial do ProUni de 50% e se inscreveu no Fies, garantirá mais 25% de bolsa. Portanto, pagará somente 25% da mensalidade da universidade", explica.

Os alunos que receberam bolsa parcial do ProUni têm uma renda familiar per capita de três salários mínimos. Isso significa que mesmo com uma bolsa parcial, eles terão dificuldade para pagar a mensalidade do curso superior.

Documentos – Nas agências da Caixa, o aluno ainda deve apresentar documentos como o comprovante de residência e o termo de concessão da bolsa do ProUni. O financiamento do Fies será retroativo ao início do ano letivo de 2005 e, por isso, o aluno receberá abatimento nos próximos pagamentos das mensalidades. O financiamento possui uma taxa de juros de 9% ao ano.

O estudante começa a pagar uma taxa de R$ 50,00 à Caixa Econômica Federal três meses depois da concessão do benefício, em parcelas trimestrais. Após a formatura, o saldo será parcelado por um período 50% maior do que o tempo em que ele recebeu o financiamento.

SIGA-NOS NO Google News