Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bolsistas parciais do ProUni poderão aderir ao Fies

26 de setembro de 2006 - 13:44


O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira, a abertura de 100 mil vagas e recursos da ordem de R$ 100 milhões para os estudantes interessados em participar do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

A novidade este ano é que os bolsistas parciais do ProUni (Programa Universidade para Todos) também vão poder participar do processo seletivo. O Fies é operado pela CEF (Caixa Econômica Federal) e destina-se a financiar parte dos cursos de graduação em universidades particulares.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que a oferta das 100 mil vagas propiciará o atendimento de quase toda a demanda por financiamento estudantil em 2006. Segundo ele, havia no ano passado cerca de 130 mil estudantes que queriam o financiamento, número que deverá cair este ano.

"A demanda pelo financiamento estudantil vem caindo, porque a procura por bolsa de estudos do ProUni tem aumentado. O ProUni tem absorvido o jovem de baixa e média renda, e o Fies está sendo destinado a um público de perfil mais adequado a contratos de financiamento", afirmou.

Para obter o financiamento os candidatos devem preencher um cadastro de inscrição na Internet, no endereço www3.caixa.gov.br/fies. O estudante só pode se inscrever se a instituição de ensino que deseja cursar estiver cadastrada no Fies e se ele estiver regularmente matriculado.

As instituições privadas têm prazo de 23 de outubro a 1º de novembro para aderir ao Fies. Atualmente, existem mais de 2.000 instituições cadastradas.

A classificação dos candidatos ao financiamento depende de critérios socioeconômicos. Ganham mais pontos os estudantes de famílias de baixa renda. Também terão prioridade os candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou que ainda não tenham o curso superior completo. Estudantes de famílias em que haja mais de uma pessoa estudando sem bolsa ou que não morem em casa própria também têm mais chances de conseguir o Fies.

O período de inscrição para o Fies é de 6 a 26 de novembro. A divulgação do resultado será feita em duas etapas: no dia 27 de novembro, será conhecida a lista dos bolsistas parciais do ProUni; e no dia 6 de dezembro será divulgada a lista dos demais candidatos.

Desde que foi implantado, em 1999, o Fies já beneficiou cerca de 400 mil estudantes, com investimento total de R$ 4 bilhões.





Agência Brasil

SIGA-NOS NO Google News