Cassilândia, Sexta-feira, 28 de Abril de 2017

Últimas Notícias

26/09/2006 13:44

Bolsistas parciais do ProUni poderão aderir ao Fies


O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira, a abertura de 100 mil vagas e recursos da ordem de R$ 100 milhões para os estudantes interessados em participar do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

A novidade este ano é que os bolsistas parciais do ProUni (Programa Universidade para Todos) também vão poder participar do processo seletivo. O Fies é operado pela CEF (Caixa Econômica Federal) e destina-se a financiar parte dos cursos de graduação em universidades particulares.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que a oferta das 100 mil vagas propiciará o atendimento de quase toda a demanda por financiamento estudantil em 2006. Segundo ele, havia no ano passado cerca de 130 mil estudantes que queriam o financiamento, número que deverá cair este ano.

"A demanda pelo financiamento estudantil vem caindo, porque a procura por bolsa de estudos do ProUni tem aumentado. O ProUni tem absorvido o jovem de baixa e média renda, e o Fies está sendo destinado a um público de perfil mais adequado a contratos de financiamento", afirmou.

Para obter o financiamento os candidatos devem preencher um cadastro de inscrição na Internet, no endereço www3.caixa.gov.br/fies. O estudante só pode se inscrever se a instituição de ensino que deseja cursar estiver cadastrada no Fies e se ele estiver regularmente matriculado.

As instituições privadas têm prazo de 23 de outubro a 1º de novembro para aderir ao Fies. Atualmente, existem mais de 2.000 instituições cadastradas.

A classificação dos candidatos ao financiamento depende de critérios socioeconômicos. Ganham mais pontos os estudantes de famílias de baixa renda. Também terão prioridade os candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou que ainda não tenham o curso superior completo. Estudantes de famílias em que haja mais de uma pessoa estudando sem bolsa ou que não morem em casa própria também têm mais chances de conseguir o Fies.

O período de inscrição para o Fies é de 6 a 26 de novembro. A divulgação do resultado será feita em duas etapas: no dia 27 de novembro, será conhecida a lista dos bolsistas parciais do ProUni; e no dia 6 de dezembro será divulgada a lista dos demais candidatos.

Desde que foi implantado, em 1999, o Fies já beneficiou cerca de 400 mil estudantes, com investimento total de R$ 4 bilhões.





Agência Brasil

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 28 de Abril de 2017
Quinta, 27 de Abril de 2017
13:24
Cassilândia
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
06:20
Copa do Brasil
06:11
Loteria
Quarta, 26 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)