Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/05/2011 19:31

Bolsas nos Estados Unidos para jovens pesquisadores com nível de doutorado

Alana Gandra, Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês) vai conceder, pela primeira vez, bolsas de curta duração para jovens pesquisadores com nível de doutorado, da América Latina e o Caribe, para capacitação em laboratórios de ponta nos Estados Unidos.

Serão ao todo 20 bolsas. Cada país poderá indicar até cinco pesquisadores com projetos de elevada qualidade. As inscrições foram abertas no último dia 15 e se estenderão até o dia 15 de agosto. No Brasil, a entidade responsável pela seleção dos candidatos às bolsas é a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Segundo o assessor técnico da ABC, Marcos Cortesão, o tipo de bolsa oferecido pela Ianas não existe no mercado nacional. A ideia surgiu a partir de reunião da Ianas na Guatemala, quando foram apresentadas as necessidades e as demandas por capacitação dos países da América Latina e o Caribe.

A intenção é aumentar a oferta de bolsas para pesquisadores da região à medida que o projeto for evoluindo. “A ideia é que, em sendo exitoso o projeto, ele se reproduza no ano que vem em maior volume, disponibilizando essa bolsa que permite ao jovem pesquisador uma visita de curta duração a laboratórios de ponta nos Estados Unidos.”

As bolsas terão duração de até dois meses. Podem concorrer pesquisadores nas áreas de ciências físicas, química e geociências. Cortesão esclareceu que terão prioridade os pesquisadores em início de carreira. “É uma iniciativa mais voltada para doutores em início de carreira que já estejam estabelecidos em uma instituição, ou seja, tenham já um contrato efetivo em um instituto de pesquisa ou universidade”.

O objetivo é estimular o desenvolvimento posterior de uma colaboração de longo prazo entre os pesquisadores e as instituições americanas, além de fortalecer a capacitação em ciência e tecnologia na América Latina e no Caribe.

A Ianas deverá divulgar os nomes dos selecionados de cada país em outubro, quando já começará a ser feito o intercâmbio. A previsão para o fim da duração das bolsas é dezembro de 2012.

Edição: Lana Cristina

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)