Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

04/05/2012 20:24

Bolsas de pós-graduação serão reajustadas em 10% a partir de julho

Amanda Cieglinski, Agência Brasil

Brasília – Os presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram o valor do reajuste das bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pelas duas agências. Hoje (4), durante o 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos, em São Paulo, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, informou que o aumento será dado em duas parcelas. O primeiro reajuste será de10% a ser pago a partir de julho.

Os benefícios estavam congelados desde 2008. Atualmente, o valor da bolsa de mestrado é R$ 1,3 mil e a de doutorado, R$ 1,8 mil. Segundo Oliva, a segunda parcela do reajuste será paga no início de 2013, com um índice ainda a ser definido. O presidente do CNPq disse que o próximo aumento irá corrigir a inflação do período. Entretanto não explicou se o aumento irá cobrir a inflação acumulada do período em que as bolsas ficaram sem reajuste (2008-2012) ou apenas de 2012 para 2013. A assessoria de comunicação do órgão também não confirmou essa informação.

“Há um compromisso assumido pelos nossos ministros [da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, ministérios aos quais a Capes e o CNPq estão vinculados] de que no início de 2013 vamos completar esse aumento com a inflação corrigida porque vamos incluir isso no Projeto de Lei Orçamentária de 2013”, explicou o presidente do CNPq.

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) reivindicava uma correção de 40% no valor dos benefícios. Mas para a presidenta da entidade, Elisangela Lizardo, o reajuste é uma boa notícia, ainda que não atenda às expectativas dos estudantes. “Comemoramos a vitória do reajuste e apresentamos, imediatamente, a nossa pauta. Continuaremos reivindicando o aumento necessário no nosso cálculo para melhorar as condições de desenvolvimento da nossa pesquisa”.

Em 2011 a Capes distribui 71 mil bolsas de mestrado e doutorado e o CNPq mais 20 mil.



Edição: Rivadavia Severo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)