Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bolivianos fecham a fronteira com MS; manifestação tem 3.000 pessoas

Paulo Fernandes, Campo Grande News - 16 de maio de 2011 - 21:18

Na fronteira com Mato Grosso do Sul, carros e manifestantes bolivianos impedem o tráfego de veículos em protesto contra a redução pelo Governo brasileiro da cota de mercadorias que pode ser levada daquele país para o Brasil.

Cerca de 3.000 pessoas estão envolvidas na manifestação. Os organizadores pretendem manter por 72 horas a interrupção que teve início nesta segunda-feira.

Presidente da organização 12 de Outubro (uma das instituições envolvidas na manifestação), Marcos Aranibar, afirmou que os bolivianos querem mais do que a alteração da cota.

“Queremos igualdade entre os povos, queremos ter os mesmos direitos que os brasileiros. Estamos cobrando isso não apenas nas questões de cotas de mercadorias, mas também na questão social, pois muitas vezes somos mal tratados por associarem nossa origem à questão de drogas e a questão de contrabando\", afirmou ao site diarionline.

“A mais importante das reivindicações desta mobilização é a questão de cotas estabelecidas no último ano no Brasil. Estamos insatisfeitos porque os muitos brasileiros trabalham tranquilos em nosso país e nada acontece. Nosso valor de cotas de exportação foi diminuído e isso tem até causado desemprego em nosso país, pois não adianta produzir se não há para onde vender\".

Ainda segundo Aranibar, o problema começou quando a Receita Federal brasileira reduziu a cota de vestuário, de cinco para três peças. “A Bolívia é uma grande produtora de roupas”, disse.

SIGA-NOS NO Google News