Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bolivianos escolhem novo presidente hoje

18 de dezembro de 2005 - 09:09



Cerca de 3,6 milhões de eleitores vão às urnas na Bolívia neste domingo para votar nos candidatos a presidente, deputado, senador e governador nas eleições gerais que têm o desafio de acabar com a instabilidade política que o país atravessa. Na véspera da votação, o presidente boliviano, Eduardo Rodríguez, que assumiu o cargo em junho, depois da queda de Carlos Mesa, afirmou que as eleições deste domingo colocam em jogo a democracia boliviana.

“O que está em jogo, primeiro, é o sistema democrático”, disse o presidente. “Colocaremos o sistema democrático à prova, mas a prova maior serão seus resultados e a capacidade que tenham os eleitos e os não-eleitos de compartilhar os triunfos e derrotas em convivência harmoniosa.”

A possibilidade de que um dos candidatos a presidente vença a disputa nas urnas, mas acabe derrotado no Congresso, preocupa os bolivianos. A legislação do país determina que, se nenhum dos oito candidatos conseguir 50% e mais um dos votos válidos, o Congresso é quem vai escolher o presidente entre os dois mais votados.

O líder cocaleiro Evo Morales aparece em primeiro lugar nas pesquisas. Em uma delas, com 34,2% das intenções de voto. Na outra, com 36%. Seu principal adversário é o ex-presidente Jorge "Tuto" Quiroga, que aparece com 29,2% e 28%.

SIGA-NOS NO Google News