Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bolívia: Favoráveis à autonomia de Santa Cruz comemoram

Alex Rodrigues/ABr - 05 de maio de 2008 - 07:56

Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) - No início da noite de ontem (4), antes mesmo de a Corte Departamental Eleitoral do estado boliviano de Santa Cruz anunciar o fim da consulta popular sobre o estatuto de autonomia, milhares de pessoas favoráveis à iniciativa já tomavam as ruas da capital - Santa Cruz de la Sierra - para celebrar a vitória dos que aprovam o documento.

A festa que tomou conta da Praça 24 de Setembro, no centro da cidade, transcorreu sem incidentes, contrastando com os conflitos registrados durante todo o dia em vários pontos do estado, como no bairro Plan Tres Mil, de Santa Cruz de la Sierra.


Por volta das 20 horas, quando mais da metade das 5.200 atas eleitorais já haviam sido entregues à Corte Departamental, a estimativa do órgão era de que o resultado do Plan Três Mil só seria apresentado pelo chefe da seção por volta da meia-noite de ontem. De acordo com um de seus diretores, Fernando Castedo Cadario, o resultado final poderá demorar seis dias.

Indiferentes a tudo isso, as pessoas que votaram pelo sim comemoravam, embora várias tenham dito que a realização da consulta foi apenas a primeira etapa de um longo processo de negociação política com o governo do presidente Evo Morales. Em um pronunciamento à Nação, além de classificar a consulta como inconstitucional, Morales afirmou que o projeto do estatuto havia fracassado “rotundamente”.


A dona de casa Carmiña Solares criticou os que votaram contra a proposta de adotar o Estatuto Autonômico de Santa Cruz, que, se aplicado, concederá ao governo local o direito de legislar sobre temas fundiários, fiscais e sobre a aplicação das verbas a que o estado tem direito. “Creio que os governistas não irão aceitar de pronto e poderão criar problemas. Normalmente, a gente que não quer a autonomia é pobre, ignorante e não quer perder a influência que tem com a centralização do poder [no governo federal]”.

Após acompanhar a consulta como observador nacional pelo estado de Beni, o médico Rubem Aponte classificou o processo como “democrático, participativo e limpo”. Beni é um dos outros três estados que já marcaram datas para realizar consultas semelhantes à de Santa Cruz. Beni e Pando farão as consultas no dia 1º de junho e, no dia 22 do mesmo mês, será a vez de Tarija. “O resultado de Santa Cruz é muito importante para o futuro da vida política e institucional de nosso país. Terá uma forte influência não só nos estados que pleiteam a autonomia, como em toda a Bolívia”.

A esteticista Lourdes Tapia afirmou que o resultado deste domingo já era esperado, mas que o processo de autonomia está apenas no início. “Vai haver problemas. O governo não vai aceitar isso facilmente, mas já é um começo”. De acordo com a imprensa local, cerca de 85% dos que votaram optaram pelo não. o que já era esperado, uma vez que os grupos ligados a Morales estimularam os que não concordavam com o estatuto a não ir votar.

“Para nós, o resultado foi bom”, comentou o autônomo Juan Perez Chuquiago, 24, morador do Plan Tres Mil. “Agora, espero que Santa Cruz se torne independente para que tenhamos mais investimentos e possibilidades. Não acredito que vá haver mais brigas. O presidente Evo Morales tem de se conscientizar de que queríamos isso para nosso próprio bem-estar”.


SIGA-NOS NO Google News