Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/01/2010 07:25

Bodas de Crizo: afinal, tem algum significado?

João Girotto

Vou comemorar com a minha esposa 33 anos de casado. Nunca pensei em saber que bodas iria comemorar. Por acaso, caiu hoje em minhas mãos uma relação de todas as bodas, até 80 anos de casado. Espero chegar lá. Mas, aí li que vou comemorar a Bodas de Crizo. O que é isso perguntei a minha esposa, meu filho, minha nora. Ninguém sabia. Fui ao professor Google. Para minha surpresa encontrei um blog do escritor Arnaldo Onça. Bingo. Ele escreveu sobre o assunto. Então, achei por bem, em auxílio a cultura de cada um, publicar o que escreveu. Descubra o que é crizo.

Bodas de Crizo.

Pois bem:
Elisa e eu faremos 33 anos de casados no próximo dia 14 de fevereiro.
Fui procurar o nome das bodas que íriamos comemorar e achei:
33 anos = Bodas de Crizo.

Alguém sabe por que Crizo?
Então!
Fui procurar nos meus dicionários (tenho sete diferentes dicionários de Língua Portuguesa em casa) e nada.
Logo descobri um sufixo, CRISO, derivado do grego Khrisós, que significa dourado, ou “da cor do oiro”, como ressalta meu Lello de 1927.

Pedi ajuda à minha família toda e ninguém achou a dita palavra a não ser na lista de significado das bodas.
Não consta sequer do Diccionario portuguez e latino, de Carlos Falqonan. - Lisboa : Miguel Manescal da Costa, 1755, disponível na Biblioteca Nacional Digital Portuguesa. Era previsível.
No caso a palavra é de origem grega.
Também procurei no “Vocabulário ortográfico e remissivo da Língua Portuguesa”, de A.R. Gonçalvez Viana, edição de 1914, assim como no livro Tabela de Química, todos disponíveis na BNPdigital, para o caso de Crizo ser algum metal. Veja nas cópias dos livros abaixo:



Talvez venha a ser a maior piada da língua portuguesa e não conseguiremos descobrir o seu autor.
Quem será que designou Crizo para essas Bodas?
Crizo permaneceu incólume nas listas de bodas, creio eu, somente pelo fato da maioria das pessoas passarem sem comemorações pelos 33 anos de casado, fato cada vez mais raro, aliás.
Comemoram-se bodas de Prata e Ouro e, se as coisas ainda estiverem razoáveis entro o casal, datas múltiplas de 5 são lembradas com algum afago.
Aliás, é assim na maioria dos países (a minha pesquisa envolveu, além do idioma português, o alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano e sueco).
As bodas são anuais até os 15 e quinquenais até os 75.

Nessas listas só existem em comum as comemorações:
12 anos bodas de Seda;
15 anos Cristal;
20 anos Porcelana;
25 anos Prata;
30 anos Pérola;
40 anos Rubi;
50 anos Ouro e
60 anos Diamante.

Somente nas listas em língua portuguesa se encontram comemorações para todos os anos de um centenário, do primeiro ao centésimo.
Na Alemanha, todavia, se comemoram 33 anos e quatro meses, 37 anos e quatro meses e 67 e meio e 72 anos e meio. Por favor, não me perguntem por quê?
E ainda: Na Alemanha, França e Holanda se comemoram aos 33 anos as Bodas de Pórfiro, uma pedra vulcânica de aparência melancólica e muito longe de ser bonita.
Nos Estados Unidos um moderninho alterou tudo em relação a essas comemorações e criou para a data as Bodas de Ametista.

Ao pesquisar na internet me senti fazendo o trabalho de Sísifo: cada vez que chegava próximo ao resultado, a pedra rolava ladeira abaixo e novamente chegava à estaca zero.

Acho necessário descartar algumas teorias:
A primeira é aquela que trata Crizo por Crisólita, atribuindo a esta pedra a cor amarela e o nome de Topázio. Grande e duplo erro.
A Crisólita é predominantemente verde, assim como a Crisocola e a Crisoprásio.
Segundo erro: Se há algum tempo houve quem chamasse a Crisólita de Topázio, devemos desculpá-los a falta de informação. Khrisós efetivamente significa dourado, mas gregos não chamavam a Crisólita de Topázio. Chamavam-no de Topaziu, pedra amarela proveniente da ilha de Topazos. É a pedra de comemoração das Bodas aos 44 anos na Alemanha, França e Holanda. Já os portugueses, para essa data preferiram o Carbonato. Seria para combater alguma azia?

Seria então o Crisólito o Crizo? Talvez seja a definição mais próxima; trata-se mesmo de uma pedra amarela. Crisólito é traduzido para o inglês como Ametista (lembram do americano moderninho?) e a Ametista, mesmo roxa, efetivamente se transforma em uma pedra dourada se aquecida. Seria o Crizo, de Khrisós? Não. Ametista significa, em grego, “não intoxicar” e a ela se atribuía o dom de evitar a embriaguês.

Deixo-os a vontade para sua livre interpretação.

A única certeza que eu tenho hoje é a seguinte: CRIZO, por si só, NÃO EXISTE!
Alguém passou o breu em nós.

Pela absoluta falta de um padrão e um significado válido, proponho que se altere a comemoração para, por exemplo, Bodas de Cachaça, daquelas douradinhas, curtidas no carvalho, só para não fugir da cor.

Afinal, como dizia meu pai, quem vive tanto tempo junto merece tomar uma.


NR: quem quizer visitar o blog, o endereço é http://arnaldocoonca.blogspot.com/2009/02/bodas-de-crizo.html

A pedra se referente a crizo (ou crizopala) tem o tom amarelado, que pode ir ate o verde. Predominando na maioria das vezes ao amarelo dourado.

 
Lane Vitoria em 18/08/2017 08:29:21
Meus caro é simplismente uma pedra Crizopala
 
Adagnolia em 11/06/2016 17:55:25
Como 33 anos significa a idade de Cristo, diaria eu que Crizo tem a ver com o vencimento das crises matrimoniais e a confirmação dos votos que por vencerem ao tempo e a cruz, renasce... Chegar até aqui é ter direito a ressureição do amor... Portanto comemora-se com o simbolo cristico pagão, o SOL... Amarelo e iluminado, não metálico, mas elementar; FOGO, energia pura.
 
E S Friedrich em 03/04/2016 14:03:26
Completamos hoje dia 19 de fevereiro de 2016, trinta e três anos de casados, são anos de muito amor, cumplicidade e muita felicidade. Fico feliz também em saber que muitos cadais vivem este amor.A cada ano é lembrado às vezes comemorado. Não só a data de casamento mas também a data de namoro. Elena e Gilberto
 
Elena Neves de Oliveira Mendes em 19/02/2016 07:36:42
"33 anos de casamento é comemorando as Bodas de Crizo ou Crizopala, Bodas quer dizer promessa. Crizo é uma cor cinza ou cinza de fogo ..."

Já que significa cinzas, que sejamos como a Fênix, que renasceu das próprias cinzas.
 
nancy Silva em 17/12/2015 20:16:31
Para que tanta explicação, se tudo passa debaixo do sol, vaidades vão ao vento. O Importante é que devemos comemorar todos os dias do matrimonio, com pedras preciosas ou com simples bijuterias O significado só serve para parâmetro, todas as pedras têm seu valor. Toda comemoração é festa. Não podemos esquecer de agradecer a Deus por mais um dia, casados ou não.
 
Sergio Vlainich em 16/09/2015 12:09:42
Eu Valderina das Virgens e meu marido Luis Carlos, estamos comemorando hoje 33 anos de casados. Para mim não importa qual pedra acharam de denominar os 33 anos bem vividos com muito amor e paixão a cada dia. Concordo que sejam bodas de uma pedra, mas da pedra que Deus nos presenteou no momento em que cruzamos nossos caminhos, para que a lapidemos a cada momento de nossa existência conjugal. Portanto parabéns a todos os casais que continuam galgando sua estrada lapidando com muito amor a sua pedra preciosa que deus lhes deu. Beijos!
 
Valderina das Virgens em 03/09/2015 09:01:59
Fui procurar o que era crizo, adorei seu texto!!!!
 
Aline em 10/07/2015 08:30:53
Eu, Maria Luiza dos Santos Silva e meu marido Edmar Ferreira da Silva faremos 33 anos de casados no próximo dia 15 de maio........são anos muito felizes com 3 filhos casados e 3 netos...........Gostaria de passar esta experiência p outros casais, q amor e respeito fazem parte dessa união e muito respeito e amizade...........
 
Maria Luiza dos Santos Silva em 06/05/2015 23:38:27
Bem, estaremos no próximo dia 13/03/15 completando 33 anos de casados. Para mim não importa o nome que se dá a comemoração , e sim sabermos que nossa união foi e está firmada em Deus, pois acredito que foi Deus quem pois aquela mulher, agora minha esposa em minha vida, pois eu mesmo não teria escolhido tão bem. O nome da pedra se é crizo ou outra qualquer não faz diferença, a importância está nestes 33 anos que estamos vivendo de amor, lutas, aprendizado, respeito e conquistas. Com crizo ou sem crizo estamos felizes.
 
Roberto Ganske em 11/03/2015 09:35:00
02 2015 vou fazer 33 ono casamento nao importa que bodas sao o importante e que ate qui nos ajudou SENHOR JESUS CRISTO derramando sobre nos suas ricas bençaos e da qui pra frente nao sera diferente vai continua nos abençoando e que DEUS abençoe a vida de todos vcs casados que cada ano que passa e mas uma vitoria di DEUS nas nossas vida
 
marli santos em 09/02/2015 14:23:47
O Crizo é uma pedra preciosa não muito conhecida, mas é muito linda, podendo se utilizar em anéis e outros acessórios.
 
Vera Martins em 30/01/2015 08:56:41
Dia 24 tbm comemoraremos 33 anos de casados, com 3 filhos e 3 netas, por enquanto. então BODAS de CRIZO, e que venha mais 33
 
Eva P. Augusto em 18/12/2014 19:33:26
Em Dezembro tb faço 33 anos de casada...andei procurando também a pedra, aparece verde ou amarela...descobrir que é uma pedra que produz algo bom em um do shakras principalmente no fígado. Não importa.. o que vale é que chegamos aso 33 anos;;;;escrevi e depois li o comentario da Helo..e ficou bem parecido..é isto o que faz pessoas que estão casadas há 33 anos...quem sabe alguém descobre.
Sandra
 
sandra vitezi ramiro em 04/12/2014 20:29:29
Tambem em dezembro. comemoro 33 anos de casado, ja que não temos crizo, vamos comemorar como diz com uma bela cachaça,pois merecemos

bjs
 
maria cristina de souza izzo em 29/10/2014 14:24:31
Obrigado pela pesquisa....mas o que realmente importa é que estamos juntos casadinhos e vamos comemorar dia 10/10/2014 , 33 anos de casados e com a benção de Deus.beijos Cassia.
 
Cassia Barros em 30/09/2014 18:13:14
Crizo vem de crizopazio, uma pedra semi preciosa das mais valiosas pertencente a variedade dos quartos.
 
Dioneia dos Santos Cruz em 27/07/2014 20:01:46
Adorei a idéia bodas de cachaça, pq dependendo da cachaça é uma delícia, o q seria da vida sem uma boa cachaça, adorro, hj comemoro 33 anos de casada, depois de tanto tempo fica é o cuidado, carinho. A vida.
 
salete pinesso em 27/06/2014 04:16:09
Hoje dia 10/06/2014, estamos comemorando os nossos 33 anos de casados, BODAS DE CRIZO, ... Afinal o que importa e que estamos juntos e felizes, esperando muitos mais anos pela frente, parabéns a todos que chegaram nesta linda bodas.
 
Carlos e Tania Pereira em 10/06/2014 08:32:53
Amanhã dia 16/05/2014, também comemoro 33 anos de feliz união, nós chegamos até aqui e pretendemos ir mais longe, somos vitoriosos. Parabéns a todos.
muita paz e harmonia.
 
MARILZA SILVA em 15/05/2014 08:18:08
Dia 26 de setembro tbm comemoro 33 anos de casada, e sempre pesquisando bodas do que seria e não consegui obter resultado, então vou comemorar como "Bodas de Crizo" msm, pois não passará em branco...kkkkk. Feliz Bodas de Crizo pra todos nós. :)
 
Silvana Buzolin em 28/04/2014 20:30:35
No próximo dia 03/04/14 também estarei fazendo bodas de crizo,como os demais procurei o significado e não encontrei,mas o que importa significado o importante é colocar Deus em 1º lugar no casamento e o resto será acrescentado.
 
Maria do socorro Mendes em 01/04/2014 02:27:25
Comemora 33 anos de casados em 04/abril 2014
O segredo de tantos anos juntos ?
Colocar Deus em primeiro lugar nas nossas vidas
 
Vilmaa em 29/03/2014 14:13:30
Eu tb comemora Bodas de Crizo (rsrsrs) no dia 21/02. São 33 anos que passamos mais com o companheiro do que com nossos pais e irmão, enfim.
ABS
 
Maria Célia em 21/02/2014 07:43:09
Pois é tbém comemoro dia 1 de março 33 anos de casada...muitos altos e baixo...mas se estamos juntos à tanto tempo, significa que o amor venceu!!! Feliz "BODAS DE CRIZO" para todos nós!!!bjos.


 
nelia maria duarte de assis coelho em 15/02/2014 12:16:19
21/02/1981... Minha sugestão: Bodas de Aço inoxidável ...
rsrsrs
abçs

 
Milene Morais em 26/11/2013 19:43:40
Completamos 33 anos de casados em setembro, por acaso achei sua pesquisa e concordo com vc quanto a " bodas de cachaça", pois cachaça é a unica bebida jenuinamente brasileira. Realmente somos felizardos em comemorar uma relação de 33 anos, resta-nos torcer para que nossos filhos consigam PARCEIROS para partilhar e comemorar muitos anos de ida juntos
 
Rosa M Pinto em 19/10/2013 19:10:56
Pois entao hoje tbem estamos comemorando 33 anos de um excelente, e raro, relacionamento, digo assim pq hoje em dia nao existe mais, paciencia, compreensão enfins..... entre as pessoas.
Mas estamos muito felizes.
Sabem esse negocio de Crizo e papo furado, invenção platônica, vamos fazer comemorações inesqueciveis que é bem melhor. Kkkk.
 
luvenice ribeiro em 12/09/2013 10:49:16
Pois é, eu também procurei o significado ... pedras, ouro, cristais que importa?? o bom mesmo é partilhar com uma pessoa tantos anos de companheirismo, amor e amizade.

bjs
Helo
 
Heloisa Furlanetto Oliveira em 18/07/2013 20:55:23
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)