Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Boca de urna: vitória de Hollande na França no 1º turno

Terra - 22 de abril de 2012 - 14:52

O candidato socialista François Hollande é o vencedor do primeiro turno das eleições presidenciais francesas, derrotando o atual chefe de Estado, Nicolas Sarkozy, a quem voltaria a enfrentar no segundo turno, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa da Bélgica. As informações são da agência Efe.

No país, que tem uma rigorosa conduta estabelecida pelo código eleitoral francês, qualquer resultado de pesquisa de boca de urna, só poderia ser divulgado a partir das 20h (15 em Brasília). O desrespeito à norma pode resultar em uma multa de 75 mil euros (185,6 mil reais). No entanto, várias agências já apontam os prováveis resultados da votação.

A rede de televisão RTBF informou que, de acordo com pesquisas cuja autoria não revela, Hollande obterá 27% dos votos, dois pontos percentuais a mais que Sarkozy.

O site do jornal Le Soir, por sua vez, cita uma pesquisa do instituto Opinionway, segundo a qual Hollande receberá entre 27% e 30% dos votos, contra 25% e 27% do candidato conservador.

A mesma pesquisa indica que a candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen, ficaria em terceiro, com entre 15% e 17% dos votos. Esses resultados foram divulgados a mais de duas horas do fechamento de todos os colégios eleitorais na França, durante a proibição de informações sobre pesquisas.

Anteriormente, a RTBF divulgou dados de resultados correspondentes aos territórios ultramarinos franceses, cujos eleitores votaram no sábado e deram a vitória a Hollande.

A agência de noticias AFP, divulgou que Hollande obteve de 28 a 29% dos votos, à frente de Nicolas Sarkozy (25 a 26%), segundo fontes concordantes. Esses índices são baseados em estimativas de institutos de pesquisa obtidas pela agência, que também colocam a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, na 3ª posição.

Com informações de Agências Internacionais

SIGA-NOS NO Google News