Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/01/2016 19:15

Boa alimentação ajuda a potencializar os efeitos dos tratamentos estéticos

Eu atleta/ Nutricionista Natália de Oliveira

Quando pensamos em estética, pensamos em beleza, boa forma, corpo perfeito sem celulites, gordura localizada e flacidez, além de uma pele jovem, com viço e brilho. A estética envolve tudo isso, inclusive através de uma boa alimentação, melhorando a aparência como um todo.

No entanto, existem fatores que podem causar esse desequilíbrio, como maus hábitos alimentares, ausência de atividade física regular, excesso de exposição ao sol e a poluição, uso frequente de bebidas alcoólicas e o estresse do cotidiano. A busca por um corpo e aparência perfeita faz com que as pessoas não meçam esforços para alcançar tal objetivo, recorrendo a procedimentos estéticos, cosméticos milagrosos, dietas na maioria das vezes sem orientação de um profissional, medicamentos e até cirurgias plásticas.

Estudos comprovam que a mulher brasileira é a que mais recorre a esses recursos em busca de um corpo perfeito. Muitos desconhecem que através da nutrição, pode se potencializar bastante o efeito de todos esses tratamentos. Até mesmo no pré-operatório de uma cirurgia plástica, a nutrição adequada prepara o corpo para uma boa recuperação pós-operatória, ou seja, a estria pode ser evitada se a pele estiver bem cuidada, a cicatrização pode ser mais rápida, a presença de infecções e queloides são mais raras etc. Esses cuidados através de um plano alimentar adequado deve ser iniciado pelo menos três meses antes do procedimento cirúrgico.

De nada adianta querer combater a celulite, obesidade, gordura localizada, flacidez, o envelhecimento cutâneo, a acne, queda de cabelo ou alguma deficiência das unhas, senão tratarmos a causa dos mesmos. Está mais que provado cientificamente que uma nutrição adequada pode influenciar de forma significativa na aparência física. O consumo em excesso de sal, embutidos tais como: presunto, salsicha, mortadela e salame além dos enlatados, provocam inchaço devido a grande retenção de líquidos.

Devemos evitar esses tipos de alimentos, passando a ingerir bastante água, chás, sucos de fruta natural e água de coco. Uma alimentação com boas fontes de Vitamina A, C e E, irão ajudar a combater o aparecimento de acne, além das rugas. Esses nutrientes tem grande ação antioxidante. Para manter uma pele hidratada e com viço, deve-se aumentar a ingestão de cenoura, batata doce, espinafre, laranja, abóbora, acerola, kiwi, óleo de girassol, óleo de canola, azeite extra virgem e castanhas em geral.

Um baixo consumo de carnes pode provocar o enfraquecimento das unhas e cabelos, estes necessitam de proteína para serem construídos. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B como: cereais integrais, levedo de cerveja e vegetais verde escuros ajudam a combater a queda de cabelo e a descamação nas unhas. Já o sol, é um grande colaborador para o envelhecimento cutâneo, maior formação de rugas, manchas, vermelhidão, ressecamento e até mesmo um câncer de pele.

Os efeitos nocivos do sol, podem ser minimizados com uma alimentação que chamamos de fotoprotetora, ou seja, rica em alimentos fontes de caroteno como a cenoura, tomate e damasco. Os flavonoides também fazem parte deste grupo fotoprotetor e são encontrados no chá verde, no cacau e no vinho tinto. Todos esses alimentos devem fazer parte do seu cardápio por no mínimo três meses para que se consiga um resultado desejável.
A beleza do corpo atualmente está diretamente ligada a autoestima. Com isso, o trabalho de um nutricionista não se limita somente aos resultados internos que esses alimentos podem proporcionar ao organismo, mas também aos efeitos externos que são visíveis.


* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)