Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

BNDES quer reduzir prazos para apresentação de projetos

Alana Grandra/ABr - 05 de setembro de 2004 - 11:35

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quer reduzir o prazo de apresentação de projetos estruturados de financiamento por parte das empresas - grandes,médias, pequenas e micros - por meio da rede de agentes credenciados, para facilitar a assinatura dos contratos e, consequentemente, a liberação dos recursos.

O prazo máximo do BNDES para análise de projetos que buscam financiamento, de 150 dias, é competitivo em relação aos países desenvolvidos, como o Japão, onde o banco de fomento (JBIC) pratica prazo em torno de 180 dias, comparou o superintendente de Planejamento do BNDES, Maurício Piccinini. Ele alertou que as empresas devem ser mais ágeis no encaminhamento dos projetos estruturados ao Banco para reduzir o prazo até a contratação.

Os 150 dias compreendem desde a entrada do projeto final das empresas no Banco até sua aprovação. O pedido de financiamento formulado pelas grandes companhias nas cartas-consulta para operações diretas com o BNDES é de no máximo 15 dias, no máximo. A partir daí, as companhias têm até 60 dias para entregar ao Banco o projeto fechado. Somado aos 150 dias que pode durar a avaliação pelo BNDES, o tempo da análise até a aprovação pode se estender até por 210 dias.

O BNDES está procurando fazer com que as grandes empresas diminuam o prazo e apresentem seus projetos finais em menos tempo, para evitar que o projeto seja obrigado a retornar, esclareceu Piccinini. Embora não tenha indicado culpados diretamente, ele deixou claro que, se as empresas conseguirem estruturar um projeto em tempo mais curto, a avaliação pelo Banco é mais rápida.

O superintendente do BNDES destacou que o prazo de 150 dias passou a constar das normas operacionais do BNDES somente a partir do ano passado, por decisão da atual administração. A mesma demora na apresentação de projetos fechados ao Banco ocorre nas operações indiretas, de micro, pequenas e médias empresas, que são feitas através dos agentes financeiros repassadores de recursos do BNDES, indicou Piccinini.

Em geral, os pedidos iniciais de financiamento são aprovados em 15 dias e a partir daí o agente tem 60 dias para encaminhar o projeto estruturado. Mas a média de ingresso desses projetos no Banco pelos agentes é de 76 dias para projetos simples e de até 150 dias para projetos mais complexos. Somado esse prazo aos 150 dias que o Banco tem para analisar as operações e aprová-las, o financiamento pode demorar até 1 ano para ser aprovado ou não, disse o uperintendente.

Segundo Piccinini, o BNDES está fazendo um esforço para agilizar o andamento junto aos agentes financeiros. O superintendente ressaltou que, depois do projeto contratado, a liberação dos recursos é feita pelo Banco em 15 dias.

SIGA-NOS NO Google News