Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/01/2016 11:00

Biomecânica torna o joelho de mulheres mais propensos as lesões

Denys Gomes - Fitness Journal

O número de mulheres corredoras nos Estados Unidos ultrapassa o número de homens. No Brasil, isso ainda não acontece, mas cada dia mais, elas estão entrando para o mundo da corrida. Pena que em sua maioria sem acompanhamento profissional adequado.

Existem algumas diferenças biomecânicas na corrida entre os gêneros, principalmente no que diz respeito, a anatomia do quadril e joelho, colocando essas articulações em maior risco no que se refere ao sexo feminino.

Uma das principais causas de lesões no joelho é o chamado valgo dinâmico quando o joelho “cai” para internamente na fase de aterrisagem e ocorre uma maior absorção de impacto da corrida.

Não é raro ver esse padrão de movimento em testes clínicos como o Step dow ou mesmo em uma foto de final de prova (devido principalmente à fadiga excessiva). Ou seja, a perna de apoio fica com o joelho ligeiramente ou completamente “desalinhado para dentro”.

O valgo dinâmico gera uma sobrecarga excessiva no joelho e é mais frequente e acentuado em mulheres, devido a particularidades anatômicas e funcionais.

Algumas medidas são úteis para prevenir lesões e podem minimizar os efeitos dessa alteração, tais como:

– Fortalecimento do complexo póstero lateral (CPL) do quadril; os músculos glúteo máximo, médio e glúteo mínimo, assim como outros rotadores externos do quadril são os principais responsáveis por manter o quadril e joelhos alinhados, evitando o valgo dinâmico.

– Treinos de estabilidade também são eficientes. Depois de fortalecidos é importante colocar esses músculos em ação em uma atividade mais específica. Pode-se verificar isso com alguns testes como o de descer o degrau (um movimento semelhante ao agachamento unilateral). Você vai perceber que o joelho esquerdo tende a cair para dentro (no valgo dinâmico). Tente mantê-lo o mais alinhado possível, podendo até gerar um valgo com o auxílio de bands para proporcionar a correção funcional do movimento com a ativação dos rotadores externos do quadril. É fundamental que tais testes sejam realizados por profissionais devidamente qualificados.

– Exercícios educativos de corrida devem ser feitos, com intuito de melhorar a técnica, gerando menor sobrecarga em algumas estruturas.

– Deve ser tomado alguns cuidados com escadas, ao subir e descer por si só, já é imposto uma alta carga no joelho e no portador valgo dinâmico é ainda mais exacerbado. Quando tiver que enfrentar degraus, procure prestar atenção e manter o joelho para frente (fazendo força nos músculos do CPL do quadril).

No mais, cuide-se e corra sempre com o acompanhamento de um Educador Físico especialista, pois com alguns cuidados e exercícios específicos, não será um “valgo dinâmico” que vai lhe impedir de correr e participar de algumas provas. Porém, o não cuidado com esses procedimentos podem levá-las a lesões sérias, podendo até ser necessário intervenção cirúrgica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)