Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: biomecânica torna o joelho de mulheres mais propensos as lesões

Mundo Fitness

Denys Gomes - Fitness Journal - 19 de junho de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: biomecânica torna o joelho de mulheres mais propensos as lesões

O número de mulheres corredoras nos Estados Unidos ultrapassa o número de homens. No Brasil, isso ainda não acontece, mas cada dia mais, elas estão entrando para o mundo da corrida. Pena que em sua maioria sem acompanhamento profissional adequado.

Existem algumas diferenças biomecânicas na corrida entre os gêneros, principalmente no que diz respeito, a anatomia do quadril e joelho, colocando essas articulações em maior risco no que se refere ao sexo feminino.

Uma das principais causas de lesões no joelho é o chamado valgo dinâmico quando o joelho “cai” para internamente na fase de aterrisagem e ocorre uma maior absorção de impacto da corrida.

Não é raro ver esse padrão de movimento em testes clínicos como o Step dow ou mesmo em uma foto de final de prova (devido principalmente à fadiga excessiva). Ou seja, a perna de apoio fica com o joelho ligeiramente ou completamente “desalinhado para dentro”.

O valgo dinâmico gera uma sobrecarga excessiva no joelho e é mais frequente e acentuado em mulheres, devido a particularidades anatômicas e funcionais.

Algumas medidas são úteis para prevenir lesões e podem minimizar os efeitos dessa alteração, tais como:

– Fortalecimento do complexo póstero lateral (CPL) do quadril; os músculos glúteo máximo, médio e glúteo mínimo, assim como outros rotadores externos do quadril são os principais responsáveis por manter o quadril e joelhos alinhados, evitando o valgo dinâmico.

– Treinos de estabilidade também são eficientes. Depois de fortalecidos é importante colocar esses músculos em ação em uma atividade mais específica. Pode-se verificar isso com alguns testes como o de descer o degrau (um movimento semelhante ao agachamento unilateral). Você vai perceber que o joelho esquerdo tende a cair para dentro (no valgo dinâmico). Tente mantê-lo o mais alinhado possível, podendo até gerar um valgo com o auxílio de bands para proporcionar a correção funcional do movimento com a ativação dos rotadores externos do quadril. É fundamental que tais testes sejam realizados por profissionais devidamente qualificados.

– Exercícios educativos de corrida devem ser feitos, com intuito de melhorar a técnica, gerando menor sobrecarga em algumas estruturas.

– Deve ser tomado alguns cuidados com escadas, ao subir e descer por si só, já é imposto uma alta carga no joelho e no portador valgo dinâmico é ainda mais exacerbado. Quando tiver que enfrentar degraus, procure prestar atenção e manter o joelho para frente (fazendo força nos músculos do CPL do quadril).

No mais, cuide-se e corra sempre com o acompanhamento de um Educador Físico especialista, pois com alguns cuidados e exercícios específicos, não será um “valgo dinâmico” que vai lhe impedir de correr e participar de algumas provas. Porém, o não cuidado com esses procedimentos podem levá-las a lesões sérias, podendo até ser necessário intervenção cirúrgica.

SIGA-NOS NO Google News