Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bioceânica: coreanos propõem "casamento" de US$ 10 bi

Graciliano Rocha e Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 10 de agosto de 2005 - 16:26

O governador Zeca do PT e vários secretários de Estado já estão reunidos com a comitiva liderada pelo grupo sul-coreano Kaizen. A audiência está acontecendo na Governadoria e está discutindo uma equação que permita aos sul-coreanos investir na viabilização de um corredor ferroviário bioceânico ligando os portos de Santos (SP) a Antofagasta, no Chile. Já é a segunda visita dos asiáticos ao Mato Grosso do Sul.

O grupo sul-coreano fala em nome de um “pool” de bancos disposto a investir US$ 10 bilhões. A ligação Atlântico-Pacífico é estratégica tanto para sul-americanos quanto para asiáticos pois reduz em mais de 7 mil quilômetros entre as exportações brasileiras – milhões de toneladas de minério, carne e grãos – que seguem para os portos da Ásia.

A reunião começou em um clima descontraído, com o empresário Chong-se Shin, presidente da empresa ferroviária Korea Railroad Technical Corporation, o porta-voz do grupo, dizendo que “depois de mais de 30 horas de viagem, a intenção era encontrar a noiva para um bom casamento”. O presidente da Brasil Ferrovias, Elias Nigri, também participa da reunião, que prossegue a portas fechadas.

Participam o vice-governador Egon Krakhecke, os secretários Paulo Duarte (Infra-Estrutura), Dagoberto Nogueira (Produção), Raufi Marques (Coordenação de Governo) e os prefeitos Ruiter Cunha (Corumbá), Daltro Fiúza (Sidrolândia), Elisabete Almeida (Miranda), Maurílio Azambuja (Maracaju) e Adão Rolim (São Gabriel do Oeste).

SIGA-NOS NO Google News