Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bingos: aliados dizem que faltou diálogo

Paula Medeiros e Keite Camacho / ABr - 06 de maio de 2004 - 13:59

O presidente nacional do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), Roberto Jefferson (RJ), disse hoje, ao chegar para a reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto, que falta diálogo entre o governo e a base aliada. Esse, segundo Jefferson, foi o motivo da derrota sofrida ontem (5) pelo governo no Senado, com o arquivamento da Medida Provisória que proibia o funcionamento dos bingos no país. “Falta diálogo do presidente Lula com a base. Na hora que ele transmitir para nós, presidentes de partidos, os seus projetos de curto e médio prazo, nós poderemos reunir os líderes da Câmara, os líderes do Senado e já colocarmos para as nossas bancadas o pensamento do governo”, afirmou.

A realização freqüente de reuniões do Conselho Político, que conta com a participação dos presidentes dos partidos da base aliada, é, segundo o presidente do PTB, uma boa forma de se intensificar esse diálogo. O Conselho Político é uma promessa de campanha do presidente Lula e será um fórum de debates onde o governo poderá ouvir as opiniões dos partidos que o apóiam. Na reunião de hoje, a primeira do conselho, o órgão será instalado e os debates terão início.

O presidente do PPS, Roberto Freire (PE), concorda que é preciso intensificar o diálogo do presidente com os partidos aliados. Mas ele nega que exista qualquer crise na base de apoio do governo. Segundo Freire, a base está unificada, mas sofre os reflexos das dificuldades enfrentadas pelo governo. “Não vamos esquecer que no primeiro ano do governo ele conseguiu aprovar todas as propostas que enviou. Se não tivesse uma base votando segundo sua orientação, não teria sofrido uma derrota em um ano e quatro meses. Teria sofrido mais”, garantiu.

O valor do salário mínimo, segundo Freire, será um dos assuntos tratados no encontro. Mas o presidente do PPS afirma que é preciso discutir, também, os rumos da política econômica. “O mínimo é importante porque afeta grande parte da população, mas ele é fruto de toda uma política. Talvez seja importante discutir toda a política econômica”, disse.

Outro assunto que deve ser tratado no encontro é a divergência entre Câmara e Senado. Segundo Roberto Jefferson, a bancada do governo na Câmara está preocupada com a atuação recente do Senado. Ele afirmou que existem dois governos, o do Senado e o da Câmara. “Está ruim isso, o Senado faz o papel de bonzinho e a Câmara de má”, protestou. Roberto Jefferson disse que foi isso o que ocorreu na reforma da Previdência, no projeto da Cofins e na medida provisória dos bingos. “Agora a gente fica em sobressalto com relação ao salário mínimo. Eu vou dizer ao meu partido para apoiar o salário mínimo de R$ 260. E se o Senado der R$ 275? Como fico eu, presidente do PTB com a minha bancada? O Senado está gerando insegurança grave na relação da Câmara com o governo”, reclamou.

Participam da reunião do Conselho Político os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Aldo Rebelo (Coordenação Política), além dos presidentes de partidos da base aliada do Governo: Miguel Arraes (PSB/PE), Pedro Corrêa (PP/PE), Valdemar Costa Neto (PL/SP), Roberto Freire (PPS/PE), Roberto Jefferson (PTB/RJ), Renato Rabelo (PCdoB/ SP), Maguito Vilela (vice-presidente PMDB/GO), José Genoíno (PT/SP), José Luiz França Pena (PV/SP) e Pastor Everaldo Dias Pereira (vice-presidente PSC/RJ).

SIGA-NOS NO Google News