Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bilhetes vão estampar fotos de crianças desaparecidas

Marcela Rebelo/ABr - 24 de janeiro de 2006 - 14:49

Os pais de crianças desaparecidas terão mais uma ajuda para encontrar seus filhos. A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou hoje (24) a segunda etapa da Campanha "Com a sua ajuda essa saudade pode ter fim". A partir de agora, os bilhetes da Loteria Federal trarão a foto, o nome e a data de desaparecimento de crianças e adolescentes desaparecidos.

Até o final do ano, vão ser divulgadas 120 fotos das 780 cadastradas na Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Redesap). "Nenhuma ação teve a dimensão e a capilaridade que vai ter essa ação agora dos bilhetes de loteria", destacou Amarildo Baesso, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Cada bilhete trará a foto da criança na época do desaparecimento. Em alguns deles, aparecerá a foto modificada no computador, com a aparência que a criança teria, atualmente. Todo mês serão selecionadas fotos de 10 crianças para serem estampadas nas 225 mil cartelas vendidas em 9 mil casas lotéricas de todo o país. Cada cartela contém 10 bilhetes. Ao longo do ano, a Caixa disponibilizará 27 milhões de bilhetes com as fotos das crianças desaparecidas. De acordo com a Caixa, os primeiros 2,25 milhões já estão à venda.

Amarildo disse que as fotos que não forem selecionadas para serem estampadas nos bilhetes acabarão sendo divulgadas de outras formas, podendo aparecer em bilhetes de pedágio e sacolas de supermercado. "No caso do bilhete da loteria, a resolução da foto é melhor, além de ser uma foto colorida", destacou Amarildo. Segundo ele, é noticiado o desaparecimento de aproximadamente 40 mil crianças por ano, das quais 10% – quatro mil – demoram a ser encontradas.

"Registradas hoje no site, com fotografia e endereço, temos 780 crianças. Isso demonstra que nem todos os casos estão registrados", ressaltou. Na primeira etapa da campanha, a Caixa confeccionou 10 mil cartazes e um milhão de panfletos com fotos das crianças para serem divulgadas nas agências bancárias e lotéricas de todo o país. As informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos podem ser obtidas pelo site www.desaparecidos.mj.gov.br ou pelo telefone 0800-99-0500

SIGA-NOS NO Google News