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19/12/2017 11:00

Benefícios do chocolate

Gazeta Esportiva

 

Com a Páscoa chegando, o consumo de chocolate tende a aumentar entre as pessoas, e aquelas que fazem dieta sofrem para se controlar. Contudo, quem disse que chocolate não traz benefícios à saúde?

O consumo estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar, ajudando a controlar a ansiedade e depressão. Além disso, por ser fonte de carboidratos, aumenta a disposição e energia para realizamos as atividades do dia-a-dia. Mas, atenção: isso não significa que o chocolate pode ser consumido à vontade, por isso, moderação!

O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor. Às vésperas da Páscoa, confira abaixo os pontos positivos relacionados à iguaria, segundo estudos recentes.

Câncer de intestino: Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram em 2008 que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.

Bem-estar: A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento. Alguns cientistas afirmam que a delícia é capaz de aumentar a produção dessas substâncias. o alimento mantém o humor em alta. Ele possui duas substâncias a N-oleoletanolamina e N-linoleoiletanolamina. A dupla estabiliza as anandamidas. Isso faz com que a sensação de bem-estar proporcionada por elas dure mais tempo. Sem falar na fenilalanina e na tirosina, dois aminoácidos que são precursores da noradrenalina e da dopamina, outra dobradinha envolvida no estado de felicidade natural.

Fluxo arterial: O segredo do chocolate amargo está na altísssima concentração de certos flavonóides, como as catequinas, encontradas no cacau. São elas que agem nas artérias, promovendo a queda da pressão. Esses compostos elevam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural. O endotélio, a camada interna das artérias, fica mais flexível. Assim, o sangue passa por ali gerando menos pressão.

Saúde do coração: O chocolate tem efeitos benéficos para o coração. Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído às catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados na iguaria. Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Para que isso ocorra, é preciso que o consumo do alimento seja diário. Bastam de 30 a 40 gramas, ou quatro quadradinhos daqueles tabletes grandes, o chocolate amargo não contribui para a subida do colesterol. Os polifenóis impedem a oxidação do LDL, o tipo ruim da gordura. Eles sequestram essa molécula, formando um complexo solúvel que é eliminado pela urina.

Beleza: O chocolate é um aliado da beleza também. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Desgaste físico: O chocolate contém estimulantes, como a cafeína e a teobromina, que gera um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.

Consumo diário: o consumo diário de chocolate não deve ser superior a 30 gramas por dia, o equivalente a uma barra. O mais indicado é o amargo, que possui menores quantidades de gordura e açúcar e quantidades significantes de antioxidantes.

 

 

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