Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: benefícios da prática esportiva

Mundo Fitness

Freesider - 27 de agosto de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: benefícios da prática esportiva

Podemos observar nos mais diversos lugares, pelos mais diversos meios, que há uma ampla difusão dos benefícios da prática esportiva. Principalmente em lugares óbvios como academias, centros esportivos e também hospitais, postos de saúde e afins, é possível vislumbrar cartazes incentivando os esportes.

A primeira relação que podemos estabelecer é a da prática esportiva e qualidade de vida. Uma vida realmente plena, saudável, com qualidade, necessita que corpo e mente sejam saudáveis e no pleno funcionamento das suas atividades, com vigor, energia e força.

A importância da prática de atividade física e os benefícios da prática esportiva não se resume a elementos vantajosos para o corpo humano, mas também é fundamental para a mente e a sociabilidade do indivíduo. O ser humano como um todo se beneficia daquilo que os esportes são capazes de oferecer.

É imprescindível lembrar que fazer qualquer atividade física requer uma série de cuidados e preparativos.

Além de roupas adequadas, é preciso averiguar seu estado de saúde para ver qual atividade física é condizente com suas condições de saúde atuais. Em outras palavras, antes, durante e após a prática esportiva é necessário certos cuidados.

Quais os benefícios da prática esportiva?
Uma vida só pode ser realmente vivida na sua plenitude quando se tem saúde. Quando se goza de boa saúde, temos condições de fazer tudo o que precisamos e desejamos em nossas vidas, com toda a disposição que nos é demandada.

De imediato, os benefícios da prática esportiva atingem o corpo da pessoa em questão. Entretanto, a mente também se beneficia dela, em todas as suas etapas de execução.

1 – Faz bem para o corpo e mente
A prática esportiva tem o potencial de atingir o ser humano em sua totalidade, causando efeitos positivos no organismo, no aspecto físico e biológico do indivíduo e também para o âmbito mental e emocional.

2 – Aumenta a oxigenação do cérebro
Durante a execução do exercício físico, o organismo produz uma quantidade ainda maior de oxigênio para o cérebro. Isso ajuda a aprimorar as funções cognitivas e de raciocínio da pessoa.

3 – Estimula as atividades cognitivas
Quando se faz uma atividade esportiva, isso mobiliza uma série de capacidades e funções mentais, como agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara, reflexos mais rápidos, entre tantas outras.

4 – Aumenta o “colesterol bom” e diminui o “colesterol ruim”
É comprovado que fazer um esporte um pouco mais intenso e com uma certa frequência aumenta os índices de HDL (“colesterol bom”) e diminui o LDL (“colesterol ruim”).

5 – Fortalece os ossos
A prática regular de atividades físicas auxilia na construção da massa óssea e no fortalecimento/manutenção da mesma.

6 – Melhora o sono
Quando se efetua atividades físicas, o corpo gasta mais energia e consegue, no horário adequado, ter um sono melhor.

7 – Fortifica os músculos
Os músculos são mobilizados no momento da prática esportiva, sendo um dos principais responsáveis pela movimentação do corpo. Um músculo forte e saudável garante uma melhor movimentação e menos cansaço.

8 – Aumento da capacidade cardio-respiratória
Você terá muito mais fôlego, uma capacidade pulmonar/respiratória maior. Além disso, o coração será capaz de bombear mais e melhor o sangue.

SIGA-NOS NO Google News