Cassilândia, Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

13/09/2017 11:00

Benefícios da atividade física em pessoas com asma

Gazeta Esportiva

Algumas pessoas começam a sentir chiados e aperto no peito, aliado a uma dificuldade para respirar e cansaço. O uso de broncodilatadores e medicamentos para seu controle é um tratamento bastante eficiente e que deve ser somado a melhora de outros fatores para que se tenha maior conforto e bem-estar no dia a dia.

Estamos falando da asma que, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, pode surgir em adultos ou crianças, fazendo com que a qualidade de vida seja comprometida devido aos seus sintomas e complicações.

Nesse quesito, a prática de atividade física é um dos fatores fundamentais para o controle do estado clínico, visto que favorece o aumento da capacidade pulmonar e respiratória e que, aliado à redução do peso corporal a níveis ideais, poderá trazer benefícios duradouros.

Mas, em se tratando da prática de exercício físico, alguns cuidados devem ser levados em consideração, visto que algumas pessoas têm a chamada Asma Induzida pelo Exercício (AIE), que pode levar a desistência de programas de atividade física pela falta de informação ou de conhecimento empírico.

Para entender os benefícios da vida ativa, um estudo divulgado neste ano envolveu o experimento com pessoas com asma, avaliou os resultados da intervenção da atividade física aliada ao controle alimentar nos sintomas desse estado clínico.

Asmáticos foram submetidos a um programa de treinamento combinado e após cerca de três meses, registraram melhora nos níveis de condicionamento aeróbio, força, perda de peso, resultando a melhora clínica dos sintomas da asma e melhoria da qualidade de vida quando comparado a um grupo que realizou somente intervenção alimentar para controle do peso corporal.

Melhoras na função pulmonar, antiinflamatório, biomarcadores e níveis de vitamina D, além de redução dos mediadores inflamatórios também foram encontrados como resultados interessantes do efeito da combinação desses parâmetros.

Os resultados desse estudo sugerem que o controle de peso, associado a alimentação saudável e prática de atividade física regular são estratégias eficientes e duradouras para o controle clínico da asma.

Alguns aspectos para sua prática são fundamentais para que haja o sucesso de um planejamento eficiente nesse quesito. A elaboração de programas de exercício físico deve ser bem pensada e planejada em termos de progressão e fatores diversos como ambiente, condições físicas, climáticas e que podem ser variáveis.

Ter um bom condicionamento físico, emocional e níveis de saúde controlados por meio de um bom planejamento, desenvolvendo estratégias que privilegiem inclusive o treinamento mental podem, além de ser eficientes, promover um bem-estar duradouro, sem que haja desconfortos causados por situações de risco, como o excesso de peso corporal.

Para isso, busque sempre o equilíbrio e faça boas escolhas para a vida. Use seu corpo de forma inteligente, cuide bem dele e viva de uma maneira agradável, confortável e feliz.

Thiago Meira - Thiago Meira é Personal Trainer, graduado bacharel e licenciatura em Educação Física, pós graduado em Educação Física Escolar, pós graduando em Nutrição e Suplementação para Atividade Física, Saúde e Desporto. É Mastermind WTTC, coach de saúde e CEO Life Coach Gym. Especialista em emagrecimento para pessoas que não gostam de exercício físico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 25 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 24 de Setembro de 2017
18:01
Município suspende aulas
11:00
Mundo fitness
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)