Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Beneficiários do INSS podem escolher como receber

AgPrev - 20 de dezembro de 2006 - 14:01

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS podem optar por duas modalidades de recebimento do valor mensal: o cartão magnético ou a conta corrente. Essa escolha pode ser feita na hora do requerimento do benefício ou a qualquer momento. Qualquer que seja a opção, não é obrigatória a retirada do pagamento num único saque, ou seja, o beneficiário pode retirar aos poucos os valores depositados em seu nome no banco.

No entanto, quem recebe por cartão magnético não pode ficar mais de dois meses sem fazer o saque, pois o banco devolve os valores ao INSS depois desse prazo. Caso isso ocorra, basta comparecer à Agência da Previdência Social responsável pelo benefício, para a liberação do pagamento. Além disso, quem escolhe essa modalidade de recebimento não tem direito a talão de cheques. A vantagem é que o cartão magnético não está sujeito às tarifas cobradas pelos bancos.

Quem opta por receber em conta corrente deve estar atento a essas tarifas, que são definidas pelas instituições bancárias. É aconselhável que, antes de abrir a conta, o segurado compare as taxas e analise as vantagens oferecidas em cada banco. A pessoa que já possui conta corrente poderá utilizá-la, mesmo que seja conjunta. Se não possuir e quiser optar por essa modalidade de recebimento, a conta pode ser aberta em qualquer agência bancária da preferência do beneficiário. Para receber o benefício em conta corrente, o segurado deve se dirigir à agência bancária e apresentar o cartão magnético do benefício, além de original e cópia da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência.

Segurança – As pessoas que recebem por cartão magnético devem estar atentas para alguns procedimentos de segurança. A orientação dos bancos é que o segurado não forneça a senha a terceiros e que, ao escolhê-la, não utilize números previsíveis, como data de nascimento, placa do carro ou telefone residencial. Também é recomendável não anotar a senha em papéis ou rascunhos e nunca guardar cartão e senha no mesmo lugar.

Em caso de roubo ou perda do cartão magnético, a pessoa deve comunicar o fato imediatamente ao banco, solicitando o cancelamento. Recomenda-se também o registro da ocorrência na delegacia mais próxima de onde o fato ocorreu e a comunicação à agência do INSS responsável pelo benefício. É aconselhável que o beneficiário use sempre que possível terminais instalados em locais de grande movimentação, como shoppings, lojas de conveniência e postos de gasolina.

SIGA-NOS NO Google News