Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ben Ainslie confirma favoritismo e é tricampeão mundial

Agência Brasil - 21 de fevereiro de 2004 - 08:42

O inglês Ben Ainslie, de 27 anos, confirmou que é um dos melhores velejadores do mundo ao conquistar hoje o seu terceiro título consecutivo no Campeonato Mundial da Classe Finn, disputado no Rio de Janeiro. Ben, com 56 pontos perdidos na classificação geral, garantiu o título na primeira regata do dia, a oitava do Mundial, com um nono lugar. Já com o título assegurado, desistiu de correr a nona regata, após o cancelamento de sua primeira largada. Com o resultado, Ben igualou a marca do brasileiro Jörg Bruder, que morreu em um acidente aéreo em 1973, até então o único tricampeão mundial consecutivo de Finn (1970/71/72).

O Mundial de Finn fez parte do Calendário de Eventos Preparatórios para os Jogos Pan-americanos Rio 2007. Já na Silver Cup Jörg Bruder, equivalente ao Mundial Júnior, o campeão foi o finlandês Tapio Nikko – a taça, de posse transitória, foi oferecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro à Associação Internacional da Classe Finn.

O segundo colocado no Mundial de Finn foi o canadense Richard Clarke, com 69 pontos perdidos, seguido do irlandês David Burrows, com 79. O polonês Mateusz Kusznierewicz, que até a sétima regata era o vice-líder, terminou em quarto lugar, com 82. O brasileiro mais bem classificado no Mundial foi o carioca João Signorini, nono colocado, com 103 pontos perdidos (14º e 10º, respectivamente, nesta sexta-feira, 20/02). O paulista Bruno Prada terminou em 21º, com um 33º e uma desclassificação.

Feliz com a sua participação no Mundial, Ben Ainslie confirmou que os brasileiros são marcantes em sua carreira. Depois de superar Robert Scheidt nos Jogos Olímpicos de Sydney e ficar com a medalha de ouro na classe Laser, Ben agora iguala o recorde de Bruder. “O Brasil é um lugar adorável e foi um prazer velejar aqui no Rio. É uma honra compartilhar este título com o Bruder, um bravo velejador e muito respeitado internacionalmente”, afirmou o iatista, lembrando que as condições das regatas no Mundial foram difíceis. “Os ventos não colaboraram e foi complicado para todos os participantes. Por isso, estou ainda mais satisfeito com o resultado”.

Já confirmado nos Jogos Olímpicos de Atenas, Ben Ainslie disse que o Mundial não serve como um parâmetro do que poderá acontecer na Grécia. “Ainda faltam seis meses para a comeptição e muita coisa pode mudar até lá”, disse. Ele também comentou que planeja mudar de classe após os Jogos de 2004. “Talvez passe a velejar na Star. Quem sabe um dia não reencontro o Scheidt?”, brincou Ben, cujo próximo desafio será o Troféu Princesa Sofia, de 3 a 9 de abril, em Palma de Mallorca, na Espanha. Ele também confirmou sua presença na Semana de Hyères, na França, de 23 a 30 de abril, e no Campeonato Europeu, em La Rochelle, também na França, de 7 a 15 de maio.

Melhor brasileiro no Mundial, João Signorini disse que cumpriu seu objetivo de terminar entre os dez primeiros colocados. “Fiquei satisfeito com o meu desempenho. Mas a Semana Pré-Olímpica de Búzios será completamente diferente. Aqui tivemos 54 barcos na raia e eu não tinha preocupação em marcar o Bruno (Prada). Lá teremos apenas três. A estratégia muda completamente”, comentou Joca, referindo-se ao seu adversário na luta por uma vaga para Atenas.

O Campeonato Mundial de Finn serviu para sete países como uma seletiva nacional para os Jogos Olímpicos de Atenas, confirmando a presença na Grécia de Sander Willems (Holanda), Mateusz Kusznierewicz (Polônia), Dean Barker (Nova Zelândia), David Burrows (Irlanda), Bruger Christoph (Suíça), Balazs Hadju (Hungria) e Michael Maier (República Tcheca).

SIGA-NOS NO Google News