Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Beleza! Nós só temos direitos!

Manoel Afonso (*) - 27 de novembro de 2014 - 20:06

Impressionante como a Constituição Federal foi generosa dando-nos todos os tipos de direitos. Num piscar de olhos 'entramos' no Primeiro Mundo, deixando para traz todos os tipos de problemas.

Essa cultura dos direitos se espalhou e provocou efeitos questionáveis em nosso dia a dia. No afã de defender seus direitos, o brasileiro às vezes não cumpre suas obrigações ou deixa escapar a chance de mostrar seu talento e assim ocupar maior espaço profissional em sua área de atuação.

Só um exemplo. Você já percebeu? Também na iniciativa privada, o desfrute do horário do almoço e o término da jornada diária é uma obsessão. Trabalha-se contando os minutos. Há falta de esforço maior, comprometimento, de entrega, de satisfação de servir aos interesses do patrão. É como se o salário e outros benefícios não dependessem da atuação do empregado.

No Brasil, o empregado não sonha tornar-se patrão um dia. Suas ambições profissionais baseiam-se na lei do menor esforço esperando a medíocre aposentadoria. O pior: vê o patrão como implacável explorador e não como mestre, amigo das horas difíceis.

Infelizmente, o brasileiro não toma como exemplos empresários de sucesso que começaram como empregados leais e dedicados. Gosto de citar casos de muitos portugueses que chegaram ao Brasil trabalhando como braçais e se tornaram comerciantes prósperos. Tinham tesão e sonhos maiores.

Coitado do nosso empresário. Se não bastasse a carga tributária gigantesca e a terrível burocracia, ainda depende da mão de obra que só enxerga direitos.

Ora! É elementar, direitos geram obrigações em todo o Mundo.

Com exceção do Brasil.

(*) Os textos opinativos publicados com autoria são de responsabilidade de quem escreve e não representa, necessariamente, a opinião do site Cassilândia News. 

SIGA-NOS NO Google News