Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

27/11/2014 20:06

Beleza! Nós só temos direitos!

Manoel Afonso (*)

Impressionante como a Constituição Federal foi generosa dando-nos todos os tipos de direitos. Num piscar de olhos 'entramos' no Primeiro Mundo, deixando para traz todos os tipos de problemas.

Essa cultura dos direitos se espalhou e provocou efeitos questionáveis em nosso dia a dia. No afã de defender seus direitos, o brasileiro às vezes não cumpre suas obrigações ou deixa escapar a chance de mostrar seu talento e assim ocupar maior espaço profissional em sua área de atuação.

Só um exemplo. Você já percebeu? Também na iniciativa privada, o desfrute do horário do almoço e o término da jornada diária é uma obsessão. Trabalha-se contando os minutos. Há falta de esforço maior, comprometimento, de entrega, de satisfação de servir aos interesses do patrão. É como se o salário e outros benefícios não dependessem da atuação do empregado.

No Brasil, o empregado não sonha tornar-se patrão um dia. Suas ambições profissionais baseiam-se na lei do menor esforço esperando a medíocre aposentadoria. O pior: vê o patrão como implacável explorador e não como mestre, amigo das horas difíceis.

Infelizmente, o brasileiro não toma como exemplos empresários de sucesso que começaram como empregados leais e dedicados. Gosto de citar casos de muitos portugueses que chegaram ao Brasil trabalhando como braçais e se tornaram comerciantes prósperos. Tinham tesão e sonhos maiores.

Coitado do nosso empresário. Se não bastasse a carga tributária gigantesca e a terrível burocracia, ainda depende da mão de obra que só enxerga direitos.

Ora! É elementar, direitos geram obrigações em todo o Mundo.

Com exceção do Brasil.

(*) Os textos opinativos publicados com autoria são de responsabilidade de quem escreve e não representa, necessariamente, a opinião do site Cassilândia News. 

Parabéns Mané... Excelente texto.. Na mosca!
 
Reinaldo César Gaspar em 27/11/2014 21:40:22
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)