Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Beira-Mar aguarda decisão da Justiça em Brasília

Alessandra Bastos/ABr - 23 de julho de 2005 - 08:41

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, está sob a responsabilidade da Superintendência da Polícia Federal. Ele foi transferido ontem do presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes, no oeste de São Paulo, em um avião bimotor da própria PF, acompanhado por quatro policiais do Comando de Operações Táticas.

Três carros com 11 policiais fizeram escoltaram a saída do presídio e em Brasília, são dez os homens responsáveis pela segurança. O traficante ficará na carceragem do prédio da PF até que o Ministério da Justiça decida se ele será transferido para um presídio. A advogada dele, Cecília Machado Gomes, disse esperar que ele "vá para um presídio normal e possa cumprir a pena". Luiz Fernando da Costa foi condenado a 33 anos de detenção por tráfico de drogas, está preso desde 2001 e responde a outros inquéritos no Rio de Janeiro.

Em uma das 14 celas da Superintendência da PF, individual e com banheiro, o traficante terá direito a receber uma visita semanal separado por um vidro. A visita íntima não é permitida e o banho de sol, de duas horas por dia, será em horário diferente dos demais detentos, informa a assessoria da PF, acrescentando que a segurança no prédio será reforçada a partir deste final de semana, com a vinda de policiais de outros estados.

Também está preso na Superintendência, desde junho do ano passado, o empresário chinês naturalizado brasileiro Law King Chong. Ele responde na Justiça por crime de corrupção ativa e foi detido em flagrante pela PF ao tentar subornar o deputado federal Luiz Antônio de Medeiros (PL-SP), então presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pirataria. Chong queria pagar R$ 1,5 milhão para não ser citado no relatório da Comissão.

No último dia 8, o juiz corregedor da Vara de Execuções Criminais em São Paulo, Pedro Paulo Ferronato, deu prazo de 15 dias para a transferência de Fernandinho Beira-Mar do presídio de Presidente Bernardes. Ele estava desde maio de 2003 nesse presídio onde os detentos ficam sob Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), com celas individuais e duas horas diárias para banho de sol. O prazo máximo de permanência é de 360 dias. A transferência para Brasília foi determinada pelo Ministério da Justiça.

SIGA-NOS NO Google News