Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/07/2016 09:40

Beijo pode transmitir vírus que causa infertilidade; você acredita?

180 Graus

Infertilidade pode ser transmitida pelo beijo? Cientistas italianos acreditam que sim. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico PLoS One, um vírus possivelmente transmitido pela saliva pode ser a explicação para a infertilidade sem causa diagnosticada de muitas mulheres.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Ferrara, na Itália, examinaram o útero de 66 mulheres – 30 com infertilidade primária – que nunca tiveram um filho – sem causa definida e 36 férteis. Em 43% das pacientes inférteis, os cientistas encontraram a presença do vírus HHV-6A. O vírus é um subtipo da herpes humana e não foi encontrado em nenhuma mulher com fertilidade normal.

Em tese, acreditam os pesquisadores, o vírus se esconde no revestimento do útero e afeta proteínas que ajudam a preparar o corpo para a gravidez. Todas as participantes infectadas com o HHV-6A também apresentavam níveis anormais de citoquinas, proteínas que desempenham um papel importante na fertilização dos óvulos e no desenvolvimento fetal. As mulheres também tinham níveis elevados de estradiol, hormônio que é alterado durante o ciclo menstrual e pode desencadear uma infecção por HHV-6A.

Como o vírus não é detectável no sangue nem na saliva, sua prevalência é desconhecida. Entretanto, ele se replica nas glândulas salivares e pesquisas anteriores sugerem que ele pode ser transmitido pelo beijo.

O vírus da herpes já foi associado à infertilidade em homens, mas , até então, nenhum vírus específico havia sido associado ao problema em mulheres. “Essa é uma descoberta surpreendente. Se confirmada, tem o potencial de melhorar a vida de várias mulheres inférteis”, disse Anthony Komaroff, professor de Harvard, nos Estados Unidos, que estudou o vírus.

Apesar dos resultados, os autores afirmam que ainda não necessárias mais pesquisas para determinar se um tratamento antiviral poderia ser efetivo contra essa infecção intrauterina.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)