Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/09/2004 07:16

Bebidas: outras árvores podem substituir carvalho

Agência Notisa

Na fabricação de barris para o envelhecimento da aguardente, eucaliptos e madeiras nativas poderiam substituir o carvalho europeu – de difícil aquisição para os produtores brasileiros – sem prejuízo para a qualidade da bebida.

Os barris usados para o envelhecimento da aguardente de cana-de-açúcar, em geral, são feitos de carvalho europeu – madeira cuja aquisição nem sempre é fácil para os produtores brasileiros. Por isso, Maria das Graças Cardoso e sua equipe, da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, decidiram avaliar a utilização de madeiras alternativas para a fabricação dos barris. Seria interessante, por exemplo, substituir o carvalho por eucalipto, porque estes são espécies de reflorestamento, além de terem rápido crescimento e alta produtividade.

O envelhecimento da aguardente de cana-de-açúcar em recipientes de madeira pode corrigir falhas do processo de fabricação do destilado e, assim, melhorar o sabor da bebida. Isso porque ocorrem reações entre os componentes da madeira e substâncias presentes na aguardente. E essas reações influenciam não só a composição química e o paladar da bebida, mas também sua cor e aroma.

“O estudo de madeiras alternativas poderá permitir num futuro próximo suprir a deficiência de madeiras nobres para a confecção de barris”, afirmam Maria das Graças e sua equipe na revista Ciência e Tecnologia de Alimentos (número 23; volume 3). Os pesquisadores compararam barris de carvalho com outros feitos de eucaliptos ou de madeiras nativas, como cerejeira, jatobá e peroba do campo.

Embora mais estudos sejam necessários – até porque muitos dos barris analisados tiveram que ser descartados ao longo da pesquisa –, os resultados obtidos pelos cientistas até agora são animadores. “Parece viável a utilização de madeiras de eucaliptos e nativas para o envelhecimento da aguardente de cana-de-açúcar”, dizem os pesquisadores no artigo.

O grupo coordenado por Maria das Graças constatou que o carvalho e as madeiras alternativas têm composição similar de lignina – uma macromolécula importante para a qualidade da aguardente. Os compostos derivados da degradação da lignina são responsáveis pelo aroma e sabor característicos das bebidas alcoólicas envelhecidas.

Em relação à análise físico-química das aguardentes produzidas, as bebidas envelhecidas em barris de eucaliptos e de madeiras nativas apresentavam um padrão de qualidade que atende às exigências da lei em vigor no Brasil. Isso quer dizer que, provavelmente, esses destilados poderiam ser comercializados sem problemas.

No entanto, é sempre bom lembrar que a aguardente é uma bebida alcoólica e, portanto, deve ser consumida com moderação, independentemente do tipo de barril usado no seu envelhecimento.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)