Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

30/04/2016 13:00

Bebida alcoólica: veja quantas calorias possui cada uma

Portal Educação Física

A famosa frase “beba com moderação” vale para todos, claro. Mas principalmente para os atletas amadores de plantão. Não é porque a pessoa pratica esportes que ela precisa abdicar de sua vida social, desde que não haja exageros. E para saber qual a frequência ideal, que tipo de bebida é menos calórica e qual o limite para cada pessoa, a nutricionista Cristiane Perroni, afirmou que o consumo moderado pode sim fazer parte de um estilo de vida saudável.

O uso de álcool possui contexto social e cultural. O importante é limitar a sua utilização, reduzir a frequência e não associar à prática esportiva. Deve-se evitar beber no dia anterior e logo após corrida ou competição – afirmou.

De acordo com Perroni, o limite máximo recomendado para o consumo de bebidas alcoólicas é de 30g de etanol ao dia para homens, e metade, 15g, para as mulheres. A ingestão dessa quantidade não estaria associada ao aumento da circunferência abdominal, a temida “barriga de chope”. No entanto, o consumo acima de 48g pode ter interferência na dieta.

No caso do vinho, que estudos afirmam proteger o coração, reduzir o colesterol “ruim” e prevenir o entupimento de veias e artérias, até duas taças por dia seriam permitidas para o sexo masculino, e uma, para o feminino. (confira ao lado as calorias de cada bebida ao lado)

As destiladas são bebidas purificadas através de um processo chamado de destilação a partir de substâncias fermentadas, como frutas, grãos e outras partes vegetais. Devem ser preparadas com frutas adicionadas à cachaça ou vodca, e se precisar adoçar, deve-se evitar o açúcar e acrescentar sucralose ou estévia.

Já a cerveja, recentemente discutida em congresso, seria boa fonte de polifenóis, com ação antioxidante, podendo reduzir o risco cardiovascular e de doenças crônicas degenerativas. Estudos mostram ainda que a moderada ingestão da bebida não teria influência no ganho de peso, relacionado à ingestão excessiva de calorias. A medida de consumo diário ideal seria de 330ml para mulheres, e 660ml para homens.

Cerveja, vinho, saquê e sidra, por exemplo, fazem parte do grupo das bebidas fermentadas, que surgem através da transformação dos açúcares em álcool, ácido carbônico, entre outros produtos. As bebidas destiladas são geralmente mais fortes e com alto teor alcoólico. Também são bem mais calóricas do que as fermentadas. No entanto, a ingestão de caipirinhas e drinques é feita de forma mais lenta, ou seja, essas bebidas são consumidas em menor quantidade do que cerveja ou chope, por exemplo.

Portanto, independentemente das calorias de cada bebida alcoólica, é preciso avaliar também o teor alcoólico de cada uma. A quantidade de álcool em gramas é obtida a partir da multiplicação do volume de álcool contido na bebida pela densidade do álcool (d=0,8). Além disso, é preciso cuidado para não errar na dose e ter seu treino prejudicado no dia seguinte. Portanto, beba com moderação e divirta-se!

Confira as menos calóricas:

Cachaça (50ml) – 115kcal
Uísque (50ml) – 120kcal
Caipirinha (200ml com açúcar) – 126kcal
Chopp (300ml) – 130kcal
Saquê (100ml) – 130kcal
Vinho branco (175ml) – 130kcal
Vinho tinto (175ml) – 140kcal
Cerveja Pilsen (350ml) – 150kcal
Marguerita (200ml) – 312kcal
Champanhe (175ml) – 370kcal

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
13:30
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)