Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bebida alcoólica: veja quantas calorias possui cada uma

Portal Educação Física - 30 de abril de 2016 - 13:00

A famosa frase “beba com moderação” vale para todos, claro. Mas principalmente para os atletas amadores de plantão. Não é porque a pessoa pratica esportes que ela precisa abdicar de sua vida social, desde que não haja exageros. E para saber qual a frequência ideal, que tipo de bebida é menos calórica e qual o limite para cada pessoa, a nutricionista Cristiane Perroni, afirmou que o consumo moderado pode sim fazer parte de um estilo de vida saudável.

O uso de álcool possui contexto social e cultural. O importante é limitar a sua utilização, reduzir a frequência e não associar à prática esportiva. Deve-se evitar beber no dia anterior e logo após corrida ou competição – afirmou.

De acordo com Perroni, o limite máximo recomendado para o consumo de bebidas alcoólicas é de 30g de etanol ao dia para homens, e metade, 15g, para as mulheres. A ingestão dessa quantidade não estaria associada ao aumento da circunferência abdominal, a temida “barriga de chope”. No entanto, o consumo acima de 48g pode ter interferência na dieta.

No caso do vinho, que estudos afirmam proteger o coração, reduzir o colesterol “ruim” e prevenir o entupimento de veias e artérias, até duas taças por dia seriam permitidas para o sexo masculino, e uma, para o feminino. (confira ao lado as calorias de cada bebida ao lado)

As destiladas são bebidas purificadas através de um processo chamado de destilação a partir de substâncias fermentadas, como frutas, grãos e outras partes vegetais. Devem ser preparadas com frutas adicionadas à cachaça ou vodca, e se precisar adoçar, deve-se evitar o açúcar e acrescentar sucralose ou estévia.

Já a cerveja, recentemente discutida em congresso, seria boa fonte de polifenóis, com ação antioxidante, podendo reduzir o risco cardiovascular e de doenças crônicas degenerativas. Estudos mostram ainda que a moderada ingestão da bebida não teria influência no ganho de peso, relacionado à ingestão excessiva de calorias. A medida de consumo diário ideal seria de 330ml para mulheres, e 660ml para homens.

Cerveja, vinho, saquê e sidra, por exemplo, fazem parte do grupo das bebidas fermentadas, que surgem através da transformação dos açúcares em álcool, ácido carbônico, entre outros produtos. As bebidas destiladas são geralmente mais fortes e com alto teor alcoólico. Também são bem mais calóricas do que as fermentadas. No entanto, a ingestão de caipirinhas e drinques é feita de forma mais lenta, ou seja, essas bebidas são consumidas em menor quantidade do que cerveja ou chope, por exemplo.

Portanto, independentemente das calorias de cada bebida alcoólica, é preciso avaliar também o teor alcoólico de cada uma. A quantidade de álcool em gramas é obtida a partir da multiplicação do volume de álcool contido na bebida pela densidade do álcool (d=0,8). Além disso, é preciso cuidado para não errar na dose e ter seu treino prejudicado no dia seguinte. Portanto, beba com moderação e divirta-se!

Confira as menos calóricas:

Cachaça (50ml) – 115kcal
Uísque (50ml) – 120kcal
Caipirinha (200ml com açúcar) – 126kcal
Chopp (300ml) – 130kcal
Saquê (100ml) – 130kcal
Vinho branco (175ml) – 130kcal
Vinho tinto (175ml) – 140kcal
Cerveja Pilsen (350ml) – 150kcal
Marguerita (200ml) – 312kcal
Champanhe (175ml) – 370kcal

SIGA-NOS NO Google News