Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bebida alcoólica e má alimentação podem gerar graves problemas de saúde

Agência do Rádio - 23 de agosto de 2011 - 07:51

Uma combinação que parece irresistível na mesa do bar: cerveja e batata frita. Só que o excesso desse tipo de alimentação pode trazer riscos à saúde. Foi o que comprovou um estudo espanhol realizado com mais de doze mil pessoas com idade entre 18 e 64 anos. A pesquisa apontou que quem exagera no consumo de bebida alcoólica e que bebe durante as refeições tem uma alimentação considerada ruim e foge dos hábitos alimentares. A chefe do serviço de Nutrição do Hospital Federal Cardoso Fontes, Denise Pontes Salles, explica porque misturar álcool e alimentos ricos em gordura trans traz problemas para a saúde.

\"A bebida alcoólica não faz a digestão ela é prontamente absorvida, sendo que o álcool ele fornece sete calorias. Essas calorias do álcool se transformam rapidamente em gordura. Além do álcool lesar os hepatócitos o acompanhamento está cheio de gordura, uma friturinha, uma batatinha frita. Aí o fígado tem que trabalhar muito mais o fator bílis pra poder digerir essa gordura.\"

A especialista dá dicas para aproveitar a cerveja no final de semana.

\"O que a gente aconselha pra quem gosta de beber é intercalar com água, com água mineral com gás, aí vai beber muito menos. Mas o que você pode comer enquanto está bebendo que é mais saudável, castanha, azeitona já tem sal, então esse tipo de aperitivo é muito mais saudável do que uma pizza, uma linguicinha. A azeitona tem um pouco mais de sal, mas tem um azeite mais natural.\"

Outra dica é aproveitar os dias sem bebida com muita fruta, verduras e legumes para proteger o organismo. Segundo a especialista o álcool em excesso contribui diretamente para doenças crônicas como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e no fígado, além de câncer.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News