Cassilândia, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

06/08/2005 05:37

Bebida alcoólica aumenta a pressão arterial

Agência Notisa

Só em pequenas doses ela confere proteção contra a hipertensão, com preferência para vinhos, seguido dos destilados e, por último, cerveja. Licores parecem ser os vilões entre os causadores de hipertensão.



Para a tristeza de muitos, não é verdade que beber protege contra a hipertensão. Ao contrário: estima-se que 30% dos doentes se devam exatamente ao uso da bebida. Na verdade, segundo Lucélia Magalhães, da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e Fernando Almeida, professor da PUC de Sorocaba, somente o uso de doses baixas, até mais ou menos 210ml, principalmente de vinho, é que conferem proteção – mais para os homens e com ressalvas para indivíduos negros, que apresentam formas mais graves de hipertensão.



Em mesa-redonda no 13º Congresso de Hipertensão, que se encerra amanhã em Ribeirão Preto, Claudia afirmou que “retirar o álcool pode reduzir a pressão arterial dos pacientes que fazem uso de grandes quantidades”, lembrando que em 1915 a hipertensão foi evidenciada em trabalhadores de minas de carvão na França que ingeriam muita bebida. Fernando disse também que indivíduos que bebem mais de 400ml por dia e têm pressão alta podem reduzir em importantes percentuais a pressão arterial se pararem de beber. Entretanto, é verdade que um consumo baixo – “uma garrafa de vinho de 700ml para um casal, por exemplo” – oferece benefícios protetores.



Pesquisas apresentadas pelos palestrantes mostram que o os efeitos tóxicos imediatos do álcool promovem uma baixa da hipertensão arterial, mas, posteriormente, encontra-se o chamado efeito rebote, em que há exatamente “a elevação da pressão arterial em indivíduos hipertensos que responde pelos infartos e derrames tão bem conhecidos dos médicos, que acontecem no dia seguinte às grandes bebedeiras”, alertaram.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 24 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
20:53
Loteria
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)