Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bebida alcoólica aumenta a pressão arterial

Agência Notisa - 06 de agosto de 2005 - 05:37

Só em pequenas doses ela confere proteção contra a hipertensão, com preferência para vinhos, seguido dos destilados e, por último, cerveja. Licores parecem ser os vilões entre os causadores de hipertensão.



Para a tristeza de muitos, não é verdade que beber protege contra a hipertensão. Ao contrário: estima-se que 30% dos doentes se devam exatamente ao uso da bebida. Na verdade, segundo Lucélia Magalhães, da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e Fernando Almeida, professor da PUC de Sorocaba, somente o uso de doses baixas, até mais ou menos 210ml, principalmente de vinho, é que conferem proteção – mais para os homens e com ressalvas para indivíduos negros, que apresentam formas mais graves de hipertensão.



Em mesa-redonda no 13º Congresso de Hipertensão, que se encerra amanhã em Ribeirão Preto, Claudia afirmou que “retirar o álcool pode reduzir a pressão arterial dos pacientes que fazem uso de grandes quantidades”, lembrando que em 1915 a hipertensão foi evidenciada em trabalhadores de minas de carvão na França que ingeriam muita bebida. Fernando disse também que indivíduos que bebem mais de 400ml por dia e têm pressão alta podem reduzir em importantes percentuais a pressão arterial se pararem de beber. Entretanto, é verdade que um consumo baixo – “uma garrafa de vinho de 700ml para um casal, por exemplo” – oferece benefícios protetores.



Pesquisas apresentadas pelos palestrantes mostram que o os efeitos tóxicos imediatos do álcool promovem uma baixa da hipertensão arterial, mas, posteriormente, encontra-se o chamado efeito rebote, em que há exatamente “a elevação da pressão arterial em indivíduos hipertensos que responde pelos infartos e derrames tão bem conhecidos dos médicos, que acontecem no dia seguinte às grandes bebedeiras”, alertaram.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

SIGA-NOS NO Google News