Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bebês e crianças pequenas pegam dengue?

BabyCenter Brasil - 30 de junho de 2016 - 09:00

Sim. A dengue atinge adultos e crianças, igualmente. Em áreas endêmicas, pode acontecer até de as crianças ficarem mais suscetíveis, porque os adultos tendem a já ter entrado em contato com aquele tipo de vírus antes.

Os sintomas da dengue em crianças costumam ser mais leves, parecidos com uma outra virose qualquer (como gripe ou gastroenterite). Mas a doença também pode se agravar e colocar até em risco a vida da criança, por isso o diagnóstico é importante.

Como vou saber se meu filho está com dengue?
Não é muito fácil identificar a dengue em crianças pequenas. Segundo José Roberto de Moraes Ramos, chefe do Departamento de Neonatologia do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, os pais sempre devem levar as crianças ao médico se elas apresentarem febre persistente, que aparece de repente, em regiões onde estejam acontecendo casos de dengue.

Pode ser uma simples roseola, mas também pode ser dengue.

"É fundamental a procura precoce pelo serviço de saúde", afirma Moraes Ramos, lembrando que, numa epidemia no Rio de Janeiro, a maioria dos casos graves ocorridos em crianças atingiu aquelas que demoraram a ter uma avaliação no início do quadro.

Quais são os sintomas?
Em adultos, a dengue começa com febre alta repentina, dor de cabeça e em torno dos olhos e dor muscular e nas articulações. Entre outros sintomas estão tremores, diarreia, dor abdominal, enjoo, perda de apetite, mudanças no paladar, sensibilidade ao toque, vômitos e em alguns casos placas vermelhas na pele.

Os sintomas começam três dias depois da picada. Em bebês, podem surgir apenas febre e desconforto, talvez um pouco de diarreia ou vômito.

Só um exame de sangue específico pode confirmar a presença do vírus da dengue. O resultado, no entanto, pode demorar dependendo do tipo de exame, por isso o tratamento é iniciado o mais rápido possível, mesmo sem a confirmação do diagnóstico, em áreas onde a doença é mais comum.

Como é o tratamento?
O tratamento consiste em amenizar os sintomas, com a reidratação oral ou intravenosa, repouso e monitoramento das condições do sangue -- o que pode exigir internação hospitalar. A doença dura até dez dias, mas a recuperação pode levar entre duas e quatro semanas.

Se meu filho tiver dengue, ele vai ter de ser internado?
Não necessariamente. Muitas vezes a infecção é branda em crianças e o tratamento pode ser feito em casa. Mas é essencial que a doença seja diagnosticada para que haja uma observação correta, e para que os sinais de um eventual agravamento sejam rapidamente identificados.

Como a dengue é transmitida?
A dengue não passa diretamente de pessoa para pessoa. O vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, desde que o animal já tenha picado uma pessoa infectada.

O mosquito costuma picar durante o dia, e próximo à área onde se reproduz (sua autonomia de voo dificilmente ultrapassa os 100 metros). Uma vez que pique uma pessoa contaminada, o mosquito pode carregar o vírus por toda a vida -- e a vida dele dura cerca de 40 dias.

A doença vem se transformando num grande problema de saúde pública, não só no Brasil como no mundo. Quase 2 bilhões de pessoas vivem em áreas marcadas pela presença do vírus. A probabilidade de uma epidemia aumenta com a concentração urbana e a dificuldade do controle do mosquito transmissor, que usa a água empoçada e relativamente limpa para se reproduzir.

O período das chuvas agrava a disseminação da dengue, por causa do acúmulo de água, que favorece a reprodução do mosquito. O calor também favorece a transmissão.

Bebês podem pegar dengue na barriga da mãe?
Na maior parte dos casos, o bebê não é afetado se a mãe pegar dengue durante a gravidez. Mas, se for uma infecção grave, pode levar a complicações como parto prematuro e anomalias fetais. A transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê, ainda está sendo estudada, mas há alguns casos documentados, embora bem raros, em que ela ocorreu, e o recém-nascido apresentou a doença.

O perigo é maior quando a infecção da mãe acontece bem perto da hora do parto. Nesse caso, é preciso observar o recém-nascido com cuidado especial e sempre levar em conta a possibilidade -- bastante remota -- de ele ter pego a doença.

Bebês podem tomar leite materno de mães que estejam com dengue?
Pesquisas mostram a presença de anticorpos contra a dengue no leite materno e no colostro, o que indica que amamentar protege seu bebê do vírus, em caso de dengue.

Se meu filho tiver dengue, ele vai ficar imune?
Infelizmente não. Existem quatro vírus diferentes da dengue. A infecção causada por um tipo não imuniza para a doença causada pelos outros. Além disso, a dengue hemorrágica, versão mais grave da doença, costuma se apresentar em pessoas que já tiveram contato com o vírus.

Como evitar a dengue?
Além de combater os focos de mosquito, como poças d'água, onde eles possam se reproduzir, você pode adotar medidas de prevenção como:

Colocar roupas claras no bebê

Deixá-lo com calça comprida e blusa de manga comprida para reduzir a exposição da pele

Tentar manter a criança em áreas mais frescas ou com ar condicionado, já que o mosquito não sobrevive em temperaturas baixas

Usar repelentes, mosquiteiros e telas nas janelas. Os médicos recomendam que a aplicação de repelentes na pele de bebês seja feita só após os 6 meses.

SIGA-NOS NO Google News