Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Beber três ou mais drinks alcoólicos, risco de câncer

Agência Notisa - 21 de março de 2009 - 07:47

Beber três ou mais drinks alcoólicos por dia pode aumentar risco de câncer do pâncreas

Resultados seriam válidos, inclusive, para pessoas que nunca fumaram ou que abandonaram o vício há mais de 10 anos, concluiu estudo norte-americano após avaliar dados de 470.681 pessoas.



Estudo norte-americano indica que beber mais de três drinks por dia (aproximadamente 40g de álcool), particularmente de licor, aumenta o risco de câncer de pâncreas – inclusive entre indivíduos que nunca fumaram ou que abandonaram o cigarro há mais de 10 anos. Segundo artigo publicado no American Journal of Epidemiology, foram analisados dados de 470.681 pessoas entre 1995 e dezembro de 2003, todas com idade entre 50 e 71 anos quando o estudo teve início.



No período da pesquisa, conduzida por pesquisadores do National Cancer Institute, foram identificados 1.149 casos de câncer do pâncreas exócrino – parte do pâncreas que secreta enzimas digestivas – que preenchiam os critérios do estudo. O artigo explica que os autores utilizaram como parâmetro os dados de pessoas cujo consumo de álcool era inferior a um drink por dia.



“Os riscos relativos de desenvolvimento de câncer do pâncreas foram de 1,45 para uso pesado de álcool (3 ou mais drinks por dia) e de 1,62 para os consumidores pesados de licor, comparados com o respectivo grupo de referência”, destacam Li Jiao e colegas, no texto. Segundo eles, entretanto, a interpretação dos resultados não pode descartar a possibilidade de que o tabagismo tenha influenciado de alguma maneira os resultados, embora a variável tenha sido levada em consideração nas análises.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News