Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/03/2009 07:47

Beber três ou mais drinks alcoólicos, risco de câncer

Agência Notisa

Beber três ou mais drinks alcoólicos por dia pode aumentar risco de câncer do pâncreas

Resultados seriam válidos, inclusive, para pessoas que nunca fumaram ou que abandonaram o vício há mais de 10 anos, concluiu estudo norte-americano após avaliar dados de 470.681 pessoas.



Estudo norte-americano indica que beber mais de três drinks por dia (aproximadamente 40g de álcool), particularmente de licor, aumenta o risco de câncer de pâncreas – inclusive entre indivíduos que nunca fumaram ou que abandonaram o cigarro há mais de 10 anos. Segundo artigo publicado no American Journal of Epidemiology, foram analisados dados de 470.681 pessoas entre 1995 e dezembro de 2003, todas com idade entre 50 e 71 anos quando o estudo teve início.



No período da pesquisa, conduzida por pesquisadores do National Cancer Institute, foram identificados 1.149 casos de câncer do pâncreas exócrino – parte do pâncreas que secreta enzimas digestivas – que preenchiam os critérios do estudo. O artigo explica que os autores utilizaram como parâmetro os dados de pessoas cujo consumo de álcool era inferior a um drink por dia.



“Os riscos relativos de desenvolvimento de câncer do pâncreas foram de 1,45 para uso pesado de álcool (3 ou mais drinks por dia) e de 1,62 para os consumidores pesados de licor, comparados com o respectivo grupo de referência”, destacam Li Jiao e colegas, no texto. Segundo eles, entretanto, a interpretação dos resultados não pode descartar a possibilidade de que o tabagismo tenha influenciado de alguma maneira os resultados, embora a variável tenha sido levada em consideração nas análises.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)