Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/09/2007 08:22

Beber demais pode potencializar atos de agressão em casa

Agência do Rádio

As bebidas alcóolicas podem causar euforia e deixar as pessoas mais extrovertidas. Mas quem bebe em excesso também pode ficar mais sujeito a se envolver em brigas e discussões, inclusive em casa. Dados de uma pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, de 2003, mostram que 52% dos casos de violência doméstica em 27 cidades paulistanas estão relacionados ao abuso de álcool. Se por um lado a bebida pode potencializar a agressividade, por outro não serve como desculpa para o agressor. Não é por ter bebido que a pessoa deixa de ser responsabilizada por qualquer ato ilícito. O marido que chega em casa e bate na mulher e nos filhos não pode justificar a atitude colocando a culpa na bebida. Mas muitas vezes é isso que acontece, como explica a titular da Delegacia da Mulher do Distrito Federal, Sandra


"Tanto a vítima alega quanto o próprio autor 'ah, eu estava embriagado, eu bebo muito por isso eu bati'. Mas do ponto de vista de quem analisa, a autoridade policial, isso não é uma fator determinante. Não é que o álcool não concorra para isso, mas ele não é fator determinante. Teoricamente, a lei não exclui a prática de um crime porque a pessoa estava alcoolizada, porque o álcool não tira a capacidade plena da pessoa de entender o caráter ilícito de alguma coisa."

Ou seja, o álcool não é determinante nos casos de violência doméstica, mas pode contribuir para desencadear a agressão. Por isso, é sempre melhor fazer um consumo consciente das bebidas alcóolicas.

De Brasília, Katrine Boaventura

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)