Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Beber demais pode potencializar atos de agressão em casa

Agência do Rádio - 10 de setembro de 2007 - 08:22

As bebidas alcóolicas podem causar euforia e deixar as pessoas mais extrovertidas. Mas quem bebe em excesso também pode ficar mais sujeito a se envolver em brigas e discussões, inclusive em casa. Dados de uma pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, de 2003, mostram que 52% dos casos de violência doméstica em 27 cidades paulistanas estão relacionados ao abuso de álcool. Se por um lado a bebida pode potencializar a agressividade, por outro não serve como desculpa para o agressor. Não é por ter bebido que a pessoa deixa de ser responsabilizada por qualquer ato ilícito. O marido que chega em casa e bate na mulher e nos filhos não pode justificar a atitude colocando a culpa na bebida. Mas muitas vezes é isso que acontece, como explica a titular da Delegacia da Mulher do Distrito Federal, Sandra


"Tanto a vítima alega quanto o próprio autor 'ah, eu estava embriagado, eu bebo muito por isso eu bati'. Mas do ponto de vista de quem analisa, a autoridade policial, isso não é uma fator determinante. Não é que o álcool não concorra para isso, mas ele não é fator determinante. Teoricamente, a lei não exclui a prática de um crime porque a pessoa estava alcoolizada, porque o álcool não tira a capacidade plena da pessoa de entender o caráter ilícito de alguma coisa."

Ou seja, o álcool não é determinante nos casos de violência doméstica, mas pode contribuir para desencadear a agressão. Por isso, é sempre melhor fazer um consumo consciente das bebidas alcóolicas.

De Brasília, Katrine Boaventura

SIGA-NOS NO Google News