Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bebê de 9 meses é primeiro caso confirmado de chikungunya em 2020

Criança está em tratamento e novos exames serão realizados; caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde

Campo Grande News - 24 de janeiro de 2020 - 09:30

Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso de chikungunya, em 2020. A confirmação é da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, distante 419 quilômetros da Capital. Exame realizado em laboratório particular deu positivo para um bebê, de 9 meses, atualmente em tratamento.

"Temos um caso confirmado, um bebê de 9 meses. Estamos seguindo o protocolo de tratamento do Ministério da Saúde e nossos pediatras e técnicos estão dando toda condição e assistência para a família", revelou o secretário municipal, Rogério Leite, durante evento em Campo Grande, na tarde desta quinta-feira (23).

Segundo apurado pela reportagem, a família da criança é do Bairro Universitário, em Corumbá, e ainda esta semana será recolhido material para novos exames no Laboratório Municipal.

Apesar da confirmação por parte do município, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirmou não ter sido notificada sobre o caso. Em 2019, conforme a secretaria municipal, foram notificados 43 casos, 10 deles confirmados.

Ação - Conforme Rogério, o município na fronteira com a Bolívia precisou suspender as atividades do bloqueio químico, que combate o mosquito Aedes Aegypti - transmissor da febre chikungunya e de doenças como dengue e zika -, por 9 meses. Isso porque o estoque de inseticida chegou ao fim. Apesar disso, o trabalho físico dos agentes seguiu normalmente.

"Os mutirões continuaram sendo realizados o ano todo. Vivemos em uma região endêmica, Corumbá tem incidência maior de mosquitos adultos e isso ocorre ainda mais com aumento do indice de chuva", explica o secretário.

SIGA-NOS NO Google News