Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/12/2010 08:54

BC indica aumento da taxa Selic no curto prazo

Kelly Oliveira, Agência Brasil

Brasília - As projeções para a inflação no próximo ano desviadas da meta sugerem necessidade de aumento da taxa básica de juros, a Selic, no curto prazo, avalia Banco Central (BC), no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (22).
Segundo a projeção do BC, em 2011, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 5%, acima do centro da meta de inflação de 4,5% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Essa meta tem ainda margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na projeção do cenário de mercado, feita com base em perspectivas dos analistas do mercado financeiro, a inflação oficial ficará em 4,8%, no próximo ano.

De acordo com o relatório, as duas projeções para a inflação no próximo ano incorporam efeitos estimados da elevação dos depósitos compulsórios (recursos que os bancos são obrigados a deixar no BC) e da perspectiva de redução dos gastos públicos (esforço fiscal). Quando o BC eleva os depósitos compulsórios, reduz-se a capacidade dos bancos emprestarem dinheiro. Assim há efeitos no consumo e por consequência na inflação.

Mesmo com essas medidas, avalia o BC, os valores projetados ficam acima da meta de inflação. Por isso, há necessidade de aumentar a taxa básica de juros para “conter o descompasso entre o ritmo de expansão da demanda doméstica e a capacidade produtiva da economia, bem como de reforçar a ancoragem das expectativas de inflação”.

“Importante destacar que, no regime de metas para a inflação, desvios em relação à meta, na magnitude dos implícitos nessas projeções, sugerem necessidade de implementação, no curto prazo, de ajuste na taxa básica de juros”, diz o relatório.

A Selic é um instrumento para controlar a inflação. Quando a economia está aquecida, os consumidores têm dinheiro para gastar. Assim, a procura por bens e serviços aumenta e há dificuldade da indústria, do comércio e do setor de serviços de suprir esse consumidor na mesma proporção do aumento da demanda. Com isso, a tendência é de que preços aumentem, o que significa inflação. O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, então, eleva os juros para estimular a poupança e conter a expansão excessiva da demanda.

O comitê também pode não mexer nos juros básicos quando acredita que o patamar da taxa é suficiente para gerar equilíbrio entre o que se produz, o que se compra e os preços. Ou ainda reduzir a taxa Selic se o objetivo for aquecer o mercado consumidor e estimular a atividade econômica.

Os sinais analisados na hora de definir a Selic são os dados sobre a expansão da economia, a situação externa e os índices de inflação. Todo ano, o BC tem que perseguir uma meta de inflação, medida pelo IPCA.



Edição: Lílian Beraldo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)