Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

BC explica o descumprimento da meta de inflação

Agência Brasil - 20 de fevereiro de 2004 - 09:44

O Banco Central divulgou a carta em que seu presidente, Henrique Meirelles, informa ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, as razões do descumprimento da meta de inflação para 2003. O documento atende ao estabelecido no Decreto 3.088, de 21 de junho de 1999, e explica que a meta de 8,5% de inflação para o ano passado não foi definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas proposta pelo Banco Central.

Medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação em 2003 alcançou 9,3% e ultrapassou o limite superior do intervalo de tolerância de 2,5 pontos percentuais acima ou abaixo da meta de central de 4,0% estabelecida pelo CMN.

Segundo o documento divulgado pelo BC, "a flexibilização da política monetária tem sido conduzida sem sobressaltos, de forma a garantir um caminho seguro para o cumprimento das metas para a inflação e a retomada do crescimento econômico de forma sustentada no longo prazo". A carta destaca ainda que "antes mesmo do previsto pela maioria dos analistas, o nível da atividade começou a mostrar sinais de recuperação, beneficiando-se da retomada da confiança na economia, do crescimento das exportações e, mais recentemente, da flexibilização da política monetária".

SIGA-NOS NO Google News