Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/01/2004 07:28

BC comprará dólares para reforçar reservas

Claudia Paiva/ABr

O Banco Central passará a comprar dólares no mercado com a finalidade de aumentar as reservas internacionais, segundo anunciou ontem (6) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. As compras antes eram feitas pelo Tesouro Nacional, por meio do Banco do Brasil.

A medida, destacou Meirelles, não significa o estabelecimento de uma cotação específica para a moeda norte-americana. "Apesar de o intuito da autoridade monetária ser reforçar as reservas do país no médio prazo, não será estabelecida meta específica para o volume de recursos", disse.

A responsabilidade de prover o Tesouro Nacional das divisas para honrar os compromissos de juros e principal da dívida externa em bônus e junto ao Clube de Paris ficará com o BC. E o Tesouro continuará comprando a mercado divisas para o pagamento de outras obrigações da União no exterior, inclusive pagamentos de empréstimos de organismos multilaterais, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird).

De acordo com Meirelles, depois de atendidas as necessidades de dólares para o pagamento de dívidas e juros, as divisas restantes passarão a ser destinadas para a "recomposição gradual" das reservas internacionais do país no médio prazo.

Garantia

Meirelles informou ainda que o Tesouro Nacional já conseguiu cumprir com folga a meta de captação de recursos no mercado doméstico prevista para este ano. Dos US$ 5 bilhões programados para serem captados – e que seriam destinados à liquidação de vencimentos da dívida externa pública, entre janeiro e junho –, o Tesouro já conseguiu US$ 5,5 bilhões.

“Não há dúvida de que a notícia é positiva já que as compras que havíamos previsto para este ano, conseguimos fazer no ano passado”, disse o presidente do BC, para quem a captação antecipada dos recursos fortalece as condições do país no exterior. Meirelles acrescentou que as compras feitas pelo Tesouro contribuirão para a recomposição das reservas internacionais, na medida em que tornam desnecessários saques desses recursos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)