Cassilândia, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Últimas Notícias

07/01/2004 07:28

BC comprará dólares para reforçar reservas

Claudia Paiva/ABr

O Banco Central passará a comprar dólares no mercado com a finalidade de aumentar as reservas internacionais, segundo anunciou ontem (6) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. As compras antes eram feitas pelo Tesouro Nacional, por meio do Banco do Brasil.

A medida, destacou Meirelles, não significa o estabelecimento de uma cotação específica para a moeda norte-americana. "Apesar de o intuito da autoridade monetária ser reforçar as reservas do país no médio prazo, não será estabelecida meta específica para o volume de recursos", disse.

A responsabilidade de prover o Tesouro Nacional das divisas para honrar os compromissos de juros e principal da dívida externa em bônus e junto ao Clube de Paris ficará com o BC. E o Tesouro continuará comprando a mercado divisas para o pagamento de outras obrigações da União no exterior, inclusive pagamentos de empréstimos de organismos multilaterais, como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird).

De acordo com Meirelles, depois de atendidas as necessidades de dólares para o pagamento de dívidas e juros, as divisas restantes passarão a ser destinadas para a "recomposição gradual" das reservas internacionais do país no médio prazo.

Garantia

Meirelles informou ainda que o Tesouro Nacional já conseguiu cumprir com folga a meta de captação de recursos no mercado doméstico prevista para este ano. Dos US$ 5 bilhões programados para serem captados – e que seriam destinados à liquidação de vencimentos da dívida externa pública, entre janeiro e junho –, o Tesouro já conseguiu US$ 5,5 bilhões.

“Não há dúvida de que a notícia é positiva já que as compras que havíamos previsto para este ano, conseguimos fazer no ano passado”, disse o presidente do BC, para quem a captação antecipada dos recursos fortalece as condições do país no exterior. Meirelles acrescentou que as compras feitas pelo Tesouro contribuirão para a recomposição das reservas internacionais, na medida em que tornam desnecessários saques desses recursos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 29 de Março de 2017
Terça, 28 de Março de 2017
21:41
Loteria
06:10
Loterias
Segunda, 27 de Março de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)