Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/03/2011 15:33

BBB11: professor explica a muçarela com "ç"

Globo.com

noite dos brothers nessa segunda-feira terminou em pizza… de muçarela. Pois a grafia do popular queijo, ingrediente citado em uma matéria no site do BBB sobre a festa surpresa desta madrugada, gerou polêmica nas redes sociais. Afinal, pelo menos no Brasil, muçarela é popularmente - e equivocadamente - escrita como “mussarela”. Para esclarecer essa dúvida, o site do BBB11 conversou com o professor Sérgio Nogueira, consultor da Globo e jurado do quadro Soletrando no Caldeirão do Huck.

Professor, por que a grafia correta de muçarela é com “ç” e não com dois “s”?
Sérgio Nogueira - A palavra muçarela com “c” e cedilha é de origem italiana: “mozzarella”, com dois “z” e dois “l”. Essa forma foi aportugueasada e todas as formas nos dicionários com o som “zz” no português são usadas como “ç”. É o caso de “praça” e “palhaço” - só que de “palhaço” ninguém reclama. Mas a primeira tentativa de aportuguesar a escrita de “mozzarella” como “mozarela”, no sistema ortográfico adotado em 1943, não pegou.

Por que se popularizou com dois “s”?
Nogueira - A culpa é dos cartazes, supermercados e cardápios que estão todos escritos assim, por influência do italiano com os dois “z”, e que geram essa memória visual. É o caso do coco sem acento. Existe a regra de não se acentuar as palavras paroxítonas terminadas em “o”. Mas se você andar pela orla, não vai encontrar um quiosque vendendo um “coco” sem acento. As pessoas escrevem por hábito, memória visual.

Essas formas têm a ver com a nova ortografia da língua portuguesa?
Nogueira - Nada a ver. O novo acordo ortográfico não afetou o uso de letras na língua portuguesa, apenas acentuação, trema e hífen. Muçarela já nasceu com “ç” em 1943. É o mesmo caso das palavras que vêm de línguas indígenas, como “paçoca” e “miçanga”. O que tiver esse som de “c” vindo de outra língua leva o “ç”.

Existem um outro erro muito popular que a gente deva ficar de olho?
Nogueira - Sim! Chuchu, angu, urubu, caju e uma outra palavra terminada em u nunca tiveram acento e o pessoal insiste em acentuar. Depois a palavra cai em concurso e ninguém acredita que errou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)