Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/03/2011 01:32

BBB11: Paula pergunta se os brothers conhecem "dão"

Dão é uma fruta típica de RoraimaPoder das FrutasDão é uma fruta típica de RoraimaPoder das Frutas

Dão é o nome de uma fruta típica de Roraima. A sister Paula pergunta aos brothers Maurício e Rodrigão se conhecem. Eles acreditam que a fruta tenha outro nome. Em uma pesquisa na internet, foi possível perceber que a fruta foi batizada de \"dão\" mesmo. Confira:

Nome da fruta: Dão
Nome científico: Ziziphus mauritania Lam.
Família botânica: Rhamnaceae

Características da planta: Árvore de até 12 metros de altura, muito ramificada, ramos armados com espinhos. Folhas pequenas e largas, com bordo serrilhado, possui dois espinhos na base do pecíolo. Flores pequenas, alvas, agrupadas nas axilas das folhas.

Fruto: Tipo drupa, globoso a alongado, casca vermelho-escura quando maduro. Polpa esbranquiçada, compacta, envolvendo duas sementes.

Frutificação: Verão

Propagação: Semente

Pouco se sabe sobre o dão. Ao que tudo indica, existe no Brasil restrito ao estado de Roraima, sendo cultivado com alguma frequência em quintais e pomares de Boa Vista, geralmente para consumo ao natural. Ali também é muito utilizado na arborização de parques e praças públicas.

Presume-se que tenha entrado no país através das Guianas, passando anteriormente pela América Central, onde está bastante difundido e é largamente cultivado. Para Paulo Cavalcante, a sua origem, entretanto, é bastante longínqua: considera-se que o dão seja nativo da Índia ou do Sudeste Asiático, onde é bastante apreciado e possui considerável valor comercial.

Da família das Ramanáceas, à qual pertence também o juazeiro, a árvore onde frutifica o dão tem pouco menos de 12 metros de altura. Sua mais contundente peculiaridade é a coloração das folhas: verdes na parte superior, dependendo do ângulo em que incide a luz elas tomam uma tonalidade prateada na parte inferior. Dessa maneira, o dão parece estar sempre enfeitado, esperando pelo Natal.

Para incrementar essa decoração natural, quando maduro o pequeno fruto, ovalado ou arredondado, do tamanho de uma pitomba, tem a casca vermelho-escura. Coincidentemente, essa conjunção de enfeites dá-se abundantemente em dezembro, também a melhor época para consumo dos frutos.

Fonte: Livro Frutas Brasil Frutas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)