Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

BB prorroga prazo para pagamento da dívida agrícola

Dourados News - 04 de junho de 2004 - 15:06

A direção do Banco do Brasil concordou em prorrogar por cinco anos os débitos dos produtores de soja de todo o País que tenham sofrido frustração de safra em conseqüência do ataque da ferrugem asiática ou de adversidades climáticas. A alternativa é prevista no manual do crédito rural e pode beneficiar 17% dos produtores que tiveram prejuízos com a quebra da safra de soja em Mato Grosso do Sul na safra 2003/2004.

A medida foi acertada na quarta-feira passada, numa reunião entre a diretoria de Crédito Rural do Banco do Brasil, Comissão de Grãos e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O gerente de Agronegócios da Superintendência Estadual do banco, Carlos Werner, disse que com a concretização da quebra da safra, de 20% a 22% dos 4,5 mil contratos seriam prorrogados, mas o percentual foi reduzido para previsão de 17%. A estimativa é equivalente a 765 sojicultores no Estado.

Werner explicou que a queda do percentual considerado é decorrente do pagamento que está sendo promovido pelos produtores rurais, beneficiados pelas negociações positivas da soja no mercado. A perspectiva negativa era consequência da quebra de 36% da safra, fechada em 3,2 milhões de toneladas de grãos. Em Mato Grosso do Sul, foram financiados R$ 480 milhões, média de R$ 100 mil contratos negociados entre BB e produtores rurais.

Além do prolongamento já previsto anteriormente de cinco meses, com pagamento da primeira parcela no dia 15 de junho, a decisão do BB permitiu o uso de outra alternativa, que é a prorrogação de até cinco anos do prazo de pagamento do débito rural. Após dois anos, o valor, que tinha impacto no limite de custeio passa vigorar no limite de investimento.



SIGA-NOS NO Google News