Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Batalhão da PM de Cassilândia pode tornar-se Companhia

15 de agosto de 2003 - 14:10

O assessor do Governo do Estado, José Donizete Ferreira de Freitas, informa que foram iniciados os entendimentos no sentido de transformar o Batalhão da PM em Cassilândia , em Companhia. Com esta medida aumentaria a segurança no município, uma vez que da Companhia fariam parte quatro batalhões, para o atendimento de toda a região.
Uma correspondência foi enviada por José Donizete ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, deputado Dagoberto Nogueira. Conheça os termos:

Senhor Secretário,

O Cap. Adão Gomes, Comandante da Polícia Militar de Cassilândia, apresentou justificativas com explicações detalhadas propondo a elevação da 2ª. CIA PM/13º. BPM de Cassilândia à condição de CIPM, de forma a ter subordinação direta ao Comando de Policiamento do Interior, desvinculando do comando de Paranaíba.
A proposta tem como objetivo ampliar a atuação da Policia Militar de Cassilândia, cobrindo uma região mais próxima, o que de certa forma viria em benefício geral da corporação, meta perseguida por Vossa Excelência à frente dessa Pasta.
A proposta foi encaminhada ao Sr. Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. José Ivan, que de imediato despachou para a DP para análise e parecer.
O parecer da Diretoria de Pessoal/DPl, em anexo, foi favorável por entender que a decisão a que se pleiteia visa melhor empregar e racionalizar gastos, e sobretudo vem de encontro à nova ordem existente no sistema público, de melhor garantir a segurança da população da região. E ainda, que em Cassilândia, existe estrutura humana e material para assegurar o cumprimento da missão constitucional da Polícia Militar.
Mas como forma de resguardar a escala de subordinação, sugeriu que a proposta fosse encaminhada para conhecimento e avaliação do Comandante do 13º. BPM/Paranaíba, vez que o pedido seguiu direto para o Comando Geral, sem a sua aquiescência.
Acontece entretanto, que segundo o proponente Cap. Adão, o parecer do Sr. Comandante do BPM de Paranaíba, foi contrário, alegando entre outras razões, que na eventualidade de atendimento do pleito, a cidade de Chapadão do Sul deveria ser a contemplada.
Apesar de não conhecer no todo as razões expendidas no referido parecer, entendemos merecer alguns reparos, visto que atualmente a cidade de Cassilândia possui uma estrutura física, de material e humana superior à existente na cidade de Chapadão do Sul, o que facilitaria as ações em toda a região, além do fator populacional também superior à vizinha Chapadão.
Ante as razões expostas, e mesmo sabendo que o processo está muito bem conduzido pelo Comandante Geral da PM, Cel. José Ivan, que tem demonstrado um extraordinário interesse de bem atender a nossa região, gostaria de reforçar esse pleito, por ter a certeza de que em sendo atendido, muito contribuirá para a segurança da população de Cassilândia e de toda a região.
Certo de contar com a determinação que vem marcando a presença de Vossa Excelência à frente da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, dispensando integral atenção às causas do interior, é que solicito em nome da população de Cassilândia, que o pedido seja atendido, por já demonstrado todas as condições facilitadoras para a elevação da Companhia de Policiamento, com funcionamento mais eficiente e desvinculado do Comando de Paranaíba.

Atenciosamente.




JOSÉ DONIZETE FERREIRA FREITAS
Assessor Exec. da Sec. de Coord. Geral do Governo

SIGA-NOS NO Google News