Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Basquete: Brasil estréia contra o Japão na Olimpíada

Agência Brasil - 27 de janeiro de 2004 - 10:17

A Seleção Brasileira Feminina de Basquete estréia, no dia 14 de agosto, contra o Japão, na 28ª edição dos Jogos Olímpicos de Atenas. O Brasil, medalha de prata em Atlanta/1996 e bronze em Sydney 2000, está no grupo “A” e terá ainda como adversários, na primeira fase, Grécia (dia 16), Rússia, atual campeã européia (18), Nigéria (20) e Austrália (22). No grupo “B” estão as seleções dos Estados Unidos, atual campeã olímpica e mundial, Espanha, China, República Tcheca, Coréia do Sul e Nova Zelândia.

"Não dá para escolher adversário numa Olimpíada ou num Mundial. Ficamos num grupo onde temos todas as condições de nos classificarmos em primeiro ou segundo lugar. Nas quartas-de-final, teremos pela frente uma seleção forte, mas se você quer uma medalha tem sempre que pensar em ganhar. Já conhecemos e jogamos contra as seleções do nosso grupo, com mais vitórias do que derrotas. Com uma boa preparação, o Brasil vai disputar uma medalha", disse a ala Janeth Arcain.

"Rússia e Austrália são os adversários mais fortes do nosso grupo e é contra eles que vamos brigar para ser primeiro ou segundo na primeira fase. Precisamos ter cuidado com o Japão, que joga no estilo asiático, para não sermos surpreendidas. Grécia e Nigéria estão num nível mais abaixo. A outra chave é forte, mas acredito que Estados Unidos, Espanha, República Tcheca e China se classifiquem para as quartas-de-final. Vamos para Atenas brigar por uma medalha", afirmou a pivô Kelly, que joga no Cus Chieti, da primeira divisão da Itália

"Nós sabemos que teremos que nos preparar muito bem para a Olimpíada. Estou feliz por minhas atletas terem decidido ficar no Brasil após a temporada regular de seus times na Europa, abrindo mão de jogar na WNBA. Desta maneira, vamos ter a oportunidade de fazer uma boa preparação nos meses de junho, julho e agosto. O importante é que terei todas as jogadoras treinando durante um bom período no país", comentou o técnico Antonio Carlos Barbosa, que confirmou para o dia 1º de junho a apresentação da seleção brasileira.

"A tabela é excelente para o Brasil. Como sou metade brasileiro e metade grego, fico feliz em saber que as duas seleções vão se enfrentar na primeira fase. Todas as partidas são difíceis numa Olimpíada, mas nosso objetivo é conquistar a terceira medalha olímpica do basquete feminino", disse o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, que junto com Barbosa, irá visitar, na próxima sexta-feira (30), as instalações da vila olímpica e o novo ginásio para os jogos de basquete.

Na fase de perparação para Atenas 2004, o Brasil irá disputar dois torneios internacionais no país. Na fase de aclimatação, já em Atenas, as brasileiras disputarão dois jogos contra a Grécia e participarão do Torneio Diamond Ball contra a Grécia (país sede) e mais as seleções campeãs continentais: Rússia (Europa), Austrália (Oceania), China (Ásia) e Nigéria (Africa).

Os grupos
“A”: Austrália, Brasil, Grécia, Japão, Nigéria e Rússia
“B”: China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e República Tcheca

Na primeira fase, as doze seleções são divididas em dois grupos (A e B) e jogam entre si, nas suas respectivas chaves. As quatro primeiras colocadas de cada grupo se classificam para as quartas-de-final, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 1º B x 4º A e 2º B x 3º ª Os vencedores disputam a fase semifinal e final, enquanto os perdedores disputam do 5º ao 8º lugar.

SIGA-NOS NO Google News