Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Base aliada do governo reúne-se em almoço sem o PT

Agência Câmara - 16 de maio de 2005 - 16:00

Líderes de partidos da base do Governo reúnem-se amanhã, sem a presença do PT, para cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma melhor articulação entre o Palácio do Planalto e os aliados na Câmara. Está marcado um almoço, às 13 horas, no hotel Mercury (no setor hoteleiro norte de Brasília) com a participação de todos os líderes aliados, exceto os do PT.
O objetivo, segundo o líder do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PE), é afinar os interesses dos parlamentares e forçar o presidente Lula a rever a relação do governo com a Base. "Essa reunião é exatamente para avaliarmos a nossas relações com o PT e com o governo. Os líderes da base já confirmaram. Devemos fazer uma boa reflexão sobre os acontecimentos políticos em curso".

Clima tenso
O clima entre os partidos da base e o governo ficou mais tenso nas últimas semanas com os boatos de pedido de demissão e críticas ao ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo, do PCdoB. As críticas do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República, Luiz Gushiken, não foram bem recebidas pelos demais partidos aliados do governo e gerou um novo mal-estar na base aliada.

Posição do PT
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), criticou a para posição dos aliados e disse não achar correta a exclusão do PT do encontro. O parlamentar também defendeu que a coordenação política no Congresso seja associada à coordenação partidária. Segundo Chinaglia, setores do PT acreditam que a pasta, hoje ocupada por Rebelo, deveria voltar para o Partido dos Trabalhadores.

Reportagem - Giulianno Cartaxo
Edição - Regina Céli Assumpção

SIGA-NOS NO Google News