Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Banqueta garantiu descoberta de 43 celulares em vaginas

Ângela Kempfer/Campo Grande News - 24 de abril de 2008 - 18:56

A descoberta de 43 celulares hoje com presas que esconderam o equipamento na vagina, para o Sindicato dos Agentes Penitenciário de Mato Grosso do Sul reforça a tese de que os presídios são abastecidos com os aparelhos pelas mulheres que visitam as unidades penais.
O caso serviu para fortalecer a defesa dos agentes, normalmente acusados de levar os celulares para dentro das penitenciárias, diz o presidente da entidade Fernando Anunciação. “Assim como as presas estavam escondendo os aparelhos, as visitantes também podem passar livremente com o celular”, explica.
O flagrante de hoje revela uma realidade ainda mais complicada, avalia o agente. ’”Não tem detector de metal em todas as unidades ou a possibilidade de fazer toque para verificar a existência do equipamento”, reclama Anunciação.
Ele diz que hoje é muito mais “barato” transportar celular para os presos pelas mulheres, parentes ou não, do que pagar para que um agente faça o serviço. “Não digo que não pode existir servidor corrupto, mas o fato é que é muito mais fácil e barato pedir para uma mulher levar o aparelho”, justifica Anunciação.
Os aparelhos foram encontrados durante um pente-fino realizado na manhã desta quinta-feira no Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande. A unidade tem 12 celas e está com 340 presas. Em um primeiro momento, os agentes haviam dito que foram 50 aparelhos, mas a contagem oficial é de 43.
Segundo a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), a banqueta foi comprada com recursos próprios do presídio e usada pela primeira vez hoje. Apesar de ter sido adquirida há alguns meses, foi necessário treinamento de profissionais para operação do equipamento que existe apenas no Presídio Federal de Campo Grande.
O governo garante que a idéia é instalar esses aparelhos especiais de detecção de metal em cavidades corpóreas em todas as unidades do Estado.

SIGA-NOS NO Google News