Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bandidos invadem igreja cinco vezes em um ano; até imagem de santo foi furtada

Campo Grande News - 27 de maio de 2017 - 20:26

Padre mostra gavetas reviradas por ladrões. (Foto: Anderson Gallo/ Diário Corumbaense)
Padre mostra gavetas reviradas por ladrões. (Foto: Anderson Gallo/ Diário Corumbaense)

A igreja de São José Operário, localizada no bairro Maria Leite em Corumbá, a 419 km de Campo Grande, foi furtada cinco vezes este ano. As últimas invasões aconteceram em dois dias seguidos, na madrugada de quinta-feira (25), quando a janela lateral da secretaria foi arrombada e os criminosos levaram uma lâmpada, um computador e uma impressora laser e na madrugada de sexta-feira (26), quando os ladrões levaram dois ventiladores de uma das salas do prédio.

Conforme informações do site Diário Corumbaense, o diácono Hiata Anderson Flores de Souza, responsável pela administração da paróquia, afirmou que os produtos furtados, especialmente a impressora, comprada a prazo e que não teve nem a primeira parcela paga, são utilizados em benefício da comunidade.

“A impressora furtada custou cerca de R$ 2.200 comprada a prazo. Além disso, os criminosos levaram o computador com os arquivos da igreja. Esses produtos não são da igreja, são da comunidade, que se reúne e colabora com o dízimo para ter essa organização. São materiais utilizados para o benefício da própria comunidade, seja uma certidão de batizado, casamento, ou até mesmo a realização de um curso”, afirmou.

Entre os furtos realizados este ano, tanto dentro da igreja como nos anexos, estão objetos como liquidificador, aparelhos de som, pequenas quantias em dinheiro provenientes do dízimo, objetos utilizados durante as celebrações das missas e até mesmo a imagem de gesso de São José Operário, fato que já havia acontecido em 2014, quando bandidos levaram um imagem de bronze do santo. O diácono acredita que o terreno baldio ao lado da igreja pode ser um dos acessos dos criminosos.

“Nós tínhamos instalado um sistema de alarme, mas acabou não funcionando dessa vez, porém, vamos estudar a possibilidade de um sistema completo de segurança inclusive com câmeras. Já pensamos em colocar cerca elétrica, vidro no muro, mais grades. Um grande problema é um quintal do lado que deveria ser mais bem cuidado que acaba se tornando uma área de acesso ao pátio da igreja. Na planta da Prefeitura diz que ali é uma rua, mas outras pessoas dizem que é particular, fica esse jogo de empurra, ninguém assume a responsabilidade”, alega.

O membro da igreja faz um desabafo sobre o sentimento de impotência diante das frequentes ações dos criminosos. “O assunto é sério, mas eu cheguei até a brincar dizendo que estamos querendo deixar um café da manhã para essas pessoas, porque não tem o que fazer. Nós ficamos indignados, frustrados, por conta da falta de respeito. Não é um bem particular, eles pertencem à comunidade. São pessoas que às vezes deixam de comprar coisas para o benefício próprio para contribuir com a igreja. São pessoas simples do próprio bairro que doam para que a igreja funcione”, concluiu.

Sobre o caso, a Polícia Militar informou que todas as noites faz ronda naquela região para coibir roubos e furtos, mas vai intensificar o patrulhamento ostensivo.

SIGA-NOS NO Google News