Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Domingo, 5 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bandas e fanfarras de MS recebem 2,2 mil instrumentos musicais

Brasiluza Neves, noticias ms - 11 de fevereiro de 2014 - 08:01

Campo Grande (MS) - Até o segundo semestre de 2014, pouco mais de 2,2 mil instrumentos musicais terão sido entregues pelo governo do Estado às bandas e fanfarras sul-mato-grossenses. A ação é resultado do “Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras”, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). “Nosso objetivo é dar condições para a o desenvolvimento das bandas e fanfarras em nosso Estado, além de estimular a prática da música instrumental, valorizando composições brasileiras e internacionais, de qualidade”, afirma o presidente da FCMS, Américo Calheiros. O programa foi lançado em 2008.

“Um instrumento pode modificar vidas, fortalecer o sentimento de coletividade e estimular o surgimento de novas lideranças e vocações. Os investimentos feitos pelo governo do Estado neste programa harmonizam os aspectos artísticos e sociais, fortalecem a nossa cultura e promovem a difusão da música instrumental em Mato Grosso do Sul”, afirma Calheiros.

Segundo o presidente da FCMS, o programa de fomento às bandas e fanfarras já proporcionou a entrega de 1.590 instrumentos musicais a 135 corporações sul-mato-grossenses. O investimento estimado é de R$ 1,5 milhão. Neste ano de 2014 serão repassados mais 628 instrumentos a 26 corporações do Estado, em duas remessas – totalizando 2.218 nos dois mandatos do governador André Puccinelli.

Circuitos de Apresentação

Além da entrega de instrumentos, a administração estadual, por meio da Fundação de Cultura, também tem promovido circuitos de apresentação das bandas e fanfarras no interior de Mato Grosso do Sul. Até o momento foram realizadas sete edições do circuito com sete etapas cada um – num total de 49 apresentações em pouco mais de 40 municípios do Estado. Em cada edição 12 corporações musicais se apresentaram para um público total estimado em 50 mil pessoas.

“Ao valorizar as corporações musicais sul-mato-grossenses estamos possibilitando à juventude, que normalmente participa desse segmento cultural, a fortalecer seus conhecimentos e exercitar sua cidadania”, finaliza o governador André Puccinelli.

Mais informações com Edílson Aspet, por meio do telefone 3316-9320.

Marcelo Armôa

SIGA-NOS NO Google News