Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/09/2014 08:24

Bancos ultrapassam operadoras de telefone e lideram reclamações no Procon

Midiamax

Os bancos e outros operadores do sistema financeiro ultrapassaram as operadoras de telefone e agora lideram as reclamações no Procon-MS em Campo Grande. A informação foi dada pelo superintendente do Procon-MS, Alexandre Rezende, nesta terça-feira (2).

De fevereiro até junho deste ano, estão registradas 1.179 reclamações de bancos. Os cinco primeiros são BMG com 193 reclamações, Bradesco com 127, Panamericano com 62, Banco do Brasil com 60 e Caixa Econômica com 58.

Até 2013, as operadoras lideravam com folga em registros de reclamações. “Mas não quer dizer que elas melhoraram. O número de reclamações dos bancos que cresceu muito”.

Para Alexandre, o motivo da mudança é a falta de preparo após o crescimento econômico dos consumidores. “Começam a fazer crédito e se endividar, por conta das campanhas publicitárias ofensivas que incentivam o consumo. Eles compram por comprar e fazem créditos insustentáveis”, analisa.

O superintendente do Procon aconselha os consumidores a resistir às tentações. “Muitos economistas dizem que o segredo é não comprometer mais que 30% do salário com parcelas fixas e comprar somente o que for necessário e que estiver dentro do orçamento”.

Casos

No tempo em que a equipe de reportagem esteve na sede do Procon, encontrou dois consumidores com problemas com os bancos.

Faliu, sumiu

O estudante Vagner Jaderson dos Santos, de 27 anos, estava indo registrar reclamação contra o Banco Rural. Ele estava pagando prestação pecuniária quando o banco faliu, em janeiro de 2013. Desde então, está sem o dinheiro da sua conta.

“Procuro alguém do banco não tem mais sede, não tem telefone para contato, nada. Quero saber quem vai me dar o meu dinheiro”, pede. O estudante diz conhecer mais pessoas que perderam dinheiro após a falência do banco e reclama do transtorno. ”Podia estar agilizando minha vida e estou aqui. Nada paga este transtorno”, destaca.

Nome no SPC

Jurandir Albino de Souza já está em estágio mais avançado de negociação. Mesmo um ano após quitar dívida que tinha com um banco, ele viu seu nome ir parar no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ao fazer uma compra. “O banco colocou meu nome no SPC, cortou meu limite, talão, tudo. E eu tinha quitado a dívida”, conta.

Jurandir procurou o Procon e em dezembro entrou na Justiça com pedido de indenização, após não receber proposta do banco. “Eles pediram um acordo muito baixo, agora vou brigar pela indenização”, diz.

Índice de acordo

Apesar do alto número de reclamações, o superintendente Alexandre Rezende revela que o índice de acordo dos bancos com os consumidores beira 75 a 80% dos casos. “Temos bons canais de negociação das dívidas”. Além disso, o Procon tem enviado fiscais para percorrer as agências bancárias da Capital, fiscalizando o tempo de fila, outro motivo de reclamações.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)